Quinta da Margalha, o lugar onde se fez parte da História do nosso território

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 14 de novembro de 2024

A Quinta da Margalha, cuja casa principal se situa a menos de três quilómetros da vila de Gavião, perto da Nacional 118 (quem nela viaja ainda tem a indicação para o núcleo habitacional da herdade), é uma referência da história do nosso território.

Hoje já sem a produtividade agrícola de outros tempos, a Quinta da Margalha ainda tem nove hectares de vinha e daqui sai uva para algumas grandes casas produtoras de vinho.Estas vinhas que veem na imagem foram plantadas em 2001 e 2002 pela Ilex Vinho. O vinho aqui com origem resulta da conjugação das castas Touriga Nacional, Aragonês e Syrah, com notas de Tinto Cão e Verdeaux.

A Quinta da Margalha alberga também uma importante coleção de 38 carros de tração animal e um deles é a ambulância que está na imagem de capa. Uma ambulância militar que José Hipólito Raposo - o autor de grande parte da coleção - entendia como "única no mundo". O carro de atrelar, modelo 1907, foi encontrado numa sucata e recuperado na Margalha.

José Hipólito Raposo iniciou a coleção contando já com 12 carros de atrelar que pertenciam a esta família da Casa Rebelo. A sua mãe, Valentina de Andrade Pequito Rebelo Vaz Raposo, herdou a Quinta da Margalha no início do século XX. A casa da quinta foi mandada construir por Maria Adriana Pequito de Seixas Andrade (que a herdou de uma tia), personalidade gavionense falecida em 1920 e esposa do conselheiro José Caetano Coutinho Rebelo (antigo presidente da Câmara Municipal de Gavião e pai de José Adriano Pequito Rebelo).

É também a Margalha um lugar onde estagiaram grande personalidades, como aconteceu na sua juventude com o atual Duque de Bragança, D. Duarte Nuno. A quinta possui também uma capela mandada erguer por dona Valentina cumprindo um voto de sua mãe pelo regresso de um filho da I Guerra Mundial.

A Margalha dará agora também o seu nome à central fotovoltaica que está a ser construída também em terrenos que lhe pertencem.


Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 de agosto de 2025
A Atalaia viveu três dias de festa nos dias 22, 23 e 24 de agosto. Ao recinto das festas acorreram centenas de pessoas não apenas da aldeia mas um pouco de todo o concelho. Não faltou o famoso frango assado 'à Binex' e a equipa do CARA preparou deliciosas filhós e outras doçarias tradicionais. O jogo do prego fez de novo sensação e motivou acesas disputas. No palco, a animação musicial esteve a cargo dos DJ Rasilmar, Marco Morgado e Marco Paulino. No sábado, aconteceu a tradicional garraiada , muito concorrida, com os animais da ganadaria 'Cigarradas'. Domingo, a procissão em honra de Nossa Senhora Mãe dos Homens percorreu as ruas da Atalaia, acompanhada por dezenas de devotos, muitos deles de regresso à sua aldeia apenas para participar neste momento de fervor religioso que foi presidido pelo padre Cristiano Pedro.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de agosto de 2025
O presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia acompanhou do princípio ao fim da prova de malha organizada pelo CARA Atalaia que integra o torneio concelhio. Uma prova que contou com uma grande presenças de participantes de todo o concelho mas também de alguns concelhos vizinhos (Ponte de Sor, Mação, Proença a Nova e Abrantes). Estiveram em ação 59 equipas. A nossa união das freguesias voltou a contribuir com um prémio para a mesa de troféus. Antes da entrega de prémios, Germano Porfírio de stacou o papel das associações no sucesso deste torneio que tem como mentor o vice presidente da Câmara Municipal de Gavião, António Severino, que também esteve presente e dirigiu algumas palavras aos participantes. Ao fim de 18 provas, a competição masculina é liderada pela dupla António e Manuel Nunes, sendo a equipa da Associação de Caça da Freguesia de Belver aseguida a alguma distância pela dupla João Lopes/José Dias, da Associação Valdoarquense, e por António Miguel/Antonio Dias, também desta última associação. Manuel João e Francisco Lopes, da Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, são quartos e José Morais e Ricardo Marques, da mesma associação, quintos. Eduardo Saraiva e João Saraiva, do CARA Atalaia, ocupam o 7.º lugar. Ou seja, temos três equipas no top ten. Na próxima quinta-feira, dia 15 de agosto, disputa-se a 19.ª prova de um torneio com 24 equipas mais uma prova final de encerramento a disputar em S. Bartolomeu, já no final de setembro. Na competição feminina, após a 17.ª prova a competição era liderada por Sónia Santos e pelo jovem Afonso Marques, da Associação Valdoarquense, seguidos por Ana Cruz e Conceição Nunes, do CCRD Ferraria, vencedoras da última prova, disputada em Domingos da Vinha. Tina Martins e Joaquina Morais, do Centro de Convívio da Torre Fundeira, seguem na terceira posição.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de agosto de 2025
Com quase duas dezenas de presenças, o Moto Clube de Gavião esteve em mais um Passeio de Motas organizado pelo Clube Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria, um clube como se sabe com uma forte ligação às duas rodas.  O passeio contou com mais de uma centenas de presenças e contou com diversos participantes do concelho de Gavião - mas não só. Um passeio que teve um longo itinerário: Vale da Vinha-Gavião-Ortiga-Domingos da Vinha-Arriachas-Belver-Degracias-Atalaia-Comenda e Vale da Feiteira. Com partida e chegada à sede do CCRD Ferraria. Motas e motorizadas animaram toda uma manhã em diversos pontos do concelho e com algumas paragens pelo caminho, uma delas em Gavião.
Show More