A fábrica de alpercatas que é agora turismo com varanda para o Tejo

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 16 de novembro de 2024

Esta casa que se avista desde o nosso território, inserida na freguesia de Belver, faz parte do bilhete postal que é também a margem direita do Tejo junto à estação ferroviária de Belver Gaviã o. É uma casa com muita história e que hoje é uma referência do turismo de habitação - "A Saboeira". Mas estes foram também os edifícios da fábrica de alpercatas de António Seara , mais tarde recuperada por um casal de italianos, Serenela e Giorgio Formica, transformando-a em uso turístico - A Casa da Abitureira. A propriedade foi adquirida em 1992 e no início deste milénio ainda funcionava com este nome. Hoje, tem novas proprietárias e guarda apenas a memória das alpercatas que aqui se fabricaram.

António Seara Rodriguez nasceu em Ourense, Espanha, e inaugurou esta fábrica em 1937 depois de transferir de Gavião o negócio que aí tinha em cinco edifícios perto do largo da igreja. Por isso, grande parte da sua primeira força de trabalho residia na vila de Gavião.

Anselmo Seara, sobrinho de António Seara, informa que esta casa foi construída não apenas para ser fábrica de alpercatas mas também armazém de vários produtos, entre os quais tripa para enchidos, especiarias e papel de fumar . Também ali esteve a residência da família.

A fábrica chegou a empregar mais de 150 pessoas de Belver e Gavião, refere ainda Anselmo Seara. Este é, por isso, um sítio com uma história imbricada não apenas com as gentes de Belver mas também com as gentes de Gavião. Porque, no fundo, este território é cozido igualmente pela vivências das pessoas em locais que por vezes não são os das freguesias onde residem. O que justifica trazermos aqui uma casa inserida na freguesia de Belver e que se vê da nossa freguesia, desde a margem esquerda do Tejo.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
Três dezenas de naturais ou residentes no concelho de Gavião nascidos no ano de 1962 voltaram a reunir-se para um convívio que também contou com alguns dos cônjuges dos "aniversariantes". O convívio decorreu no restaurante 'Cadafaz' , do Gavião Nature Village, no passado dia 5 de julho. Foi um momento de franca confraternização que serviu de novo para reforçar amizadas e para estabelecer também novas relações entre estes "jovens" que no ano em curso já completaram 63 anos ou vão em breve festejar esta marca. No ano de 1962, foram registados em Gavião 159 bebés (em 2019, por exemplo, nasceram apenas dez).
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia recebeu da Câmara Municipal de Gavião um rádio de comunicações, para funcionar em caso de ausência de comunicações telefónicas, como aconteceu no último apagão. O equipamento SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança - reforça a segurança concelhia, dotando não apenas a União das Freguesias de Gavião e Atalaia de um novo recurso mas também a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e a Associação de Caçadores e Pescadores de Comenda. Esta entrega surge no seguimento do protocolo estabelecido em 2022, um protocolo que passou pela entrega de kits de 1ª Intervenção de combate a incêndios, culminando agora com a entrega dos equipamentos de comunicações. Esta iniciativa visa, segundo a autarquia, "reforçar a capacidade de resposta em emergências e garantir comunicações eficazes entre os diversos agentes de proteção civil" Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, recebeu o equipamento das mãos de António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 1 de julho de 2025
Símbolo da Degracia, a Capela de S. Pedro reabriu ao culto no passado dia 29 de junho, dia do santo padroeiro desta pequeno mas muito bonito templo, tão importante para as gentes das Degracias. O momento foi assinalado com uma missa e uma celebração festiva no exterior da capela que juntou não apenas residentes nas Degracias. O padre Cristiano Pedro estava naturalmente feliz [ver vídeo] e destacou o facto de tudo isto só ter sido possível graças a um grupo de benfeitores, entre os quais a Câmara Municipal de Gavião e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia. O pároco de Gavião e Atalaia sublinhou também a importância dos contributos das famílias de João Chambel e Raposo. Numa tarde de trovoada e alguma chuva, a celebração religiosa foi emocionante e a festa [ver vídeo] que se seguiu, com o presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia também nos assadores, ficará certamente na memórias das gentes da Degracia.
Show More