NOTÍCIAS

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 15 de dezembro de 2025
As classes de hip hop da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Gavião proporcionaram um belo espetáculo no segundo dia do Mercado de Natal de Gavião. Sob a direção da professora Daniela Brito, as mais pequenas e as mais crescidas estiveram em palco (e não só) e mostraram que o hip hop veio para ficar em Gavião, afinal o concelho que é sede do maior festival do género em Portugal, o Beat Fest, na Ribeira da Venda. Parabéns e continuem assim!
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 15 de dezembro de 2025
A Associação Humanitária dos Bombeiros de Gavião celebrou 78 anos e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia não quis deixar passa este momento sem entregar uma "prenda" a quem cumpre um serviço essencial à nossa comunidade. A União de Freguesias de Gavião e Atalaia procedeu à atribuição de um subsídio no valor de 5.500 euros aos Bombeiros Voluntários de Gavião, reforçando o seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população. Este apoio financeiro teve como principal objetivo a melhoria das condições operacionais do corpo de bombeiros, permitindo a aquisição de equipamentos essenciais para o desempenho eficaz das diversas missões que diariamente executam. Com o montante atribuído, foi possível adquirir um monitor de sinais vitais, uma maca de vácuo Ergo-MAT e três aparelhos de proteção respiratória, equipamentos fundamentais para a prestação de um socorro mais seguro, eficiente e adequado às exigências atuais. Este investimento contribui significativamente para o reforço da capacidade de resposta dos bombeiros, valorizando o seu trabalho e promovendo melhores condições de atuação em situações de emergência. A Akuo Energy , empresa responsável pelo parque fotovoltaico da Margalha, também quis presentear os bombeiros e concedeu uma verba que permitiu a substituição de todas as janelas e portas do quartel, garantindo um maior conforto e outra eficiência energética. A comemoração do 78.º aniversário começou com uma romagem ao cemitério de Gavião para homenagear aqueles que serviram a corporação, passou por um momento junto do momento junto ao monumento que homanageia os nossos voluntários e terminou com a entrega de distinções na Incubadora de Empresas de Gavião. Aqui, discursaram o presidente da associação humanitária, José Pio, o comandante dos bombeiros, Fernando Delgado, e António Severino, presidente da Câmara Municipal de Gavião. Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, acompanhou todos os momentos. José Pio destacou o facto de a associação humanitária já contar com mais de 600 sócios e definiu como meta o milhar de associados num futuro próximo. Quanto a Fernando Delgado, revelou que os Bombeiros de Gavião foram a corporação do Alto Alentejo com maior participação na última onda de incêndios que varreu Portugal, estando em mais de cem cenários de combate aos fogos. António Severino, por seu lado, reafirmou o apoio da autarquia aos bombeiros .
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 10 de dezembro de 2025
Por estar a decorrer o período eleitoral para as autárquicas, não demos aqui notícia da inauguração de uma importante obra na Degracia Cimeita: o Centro Interpretativo dos Percursos Pedestres e Centro BTT. A inauguração, que contou também com a presença de Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, teve um apoio de 300 mil euros do programa Valorizar do Turismo de Portugal e representou um investimento total de 472 mil euros. Uma obra que requalificou a antiga escola primária da Degracia, onde também funcionou uma fábrica de croissants hoje a laborar na zona industrial de Gavião. O espaço foi concebido pelo arquiteto Miguel Viseu Coelho e contempla um momento imersivo , onde se podem escutar os sons da natureza. O centro interpretativo também detalha graficamente os percursos pedestres do concelho de Gavião, percursos que contemplam as quatro freguesias. Vários antigos alunos estiveram presentes no momento da inauguração, dia 28 de setembro. Entre os quais Celeste , que mora ali ao lado e destacou o papel de Ramiro Leão na construção de uma escola que este não frequentou quando esteve quase a enveredar por uma vida de trabalho no campo, vindo a transformar-se num dos grandes comerciantes de Lisboa. O centro tem, aliás, um pequeno espaço dedicado ao processo de construção da antiga escola primária. Para além do Centro Interpretativo BTT, este investimento contemplo um Centro BTT, onde os praticantes desta modalidade que usam os nossos caminhos podem lavar e carregar bicicletas. O Centro Interpretativo dos Percursos Pedestres irá começar a funcionar em data a designar pela Câmara Municipal de Gavião. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 10 de dezembro de 2025
Há memórias de estabelecimentos da vila de Gavião que permanecem nas paredes e que quando retratadas, como aconteceu na nossa página no Facebook, geram interessantes interações que devemos fixar também aqui. Como aconteceu quando publicamos a imagem desta antiga padaria, na Rua do Mercado. Rosa Mateus deixou ficar desde logo as suas saudades da senhora Domicília e do senhor Saúl, os donos da padaria onde se produzia também o bolo de pão e massa típico de Gavião. Saúl e Domicília foram os últimos donos da padaria, os anteriores foram os pais de Jorge Lacão, o político do Partido Socialista nascido em Alagoa (Portalegre). Lurdes Jardim precisa isto mesmo e diz que andou na escola com o antigo ministro dos Assuntos Parlamentares, Rosa Pardal, por sua vez, recordou que quando ia de Lisboa para a Amieira Cova com os seus pais levava sempre pão desta padaria. "Tenho uma lembrança vaga de uns pãezinhos tipo pão espanhol (como chamavam) em feitio de um caracol que a minha avó comprava aí no dia de feira, um pão muito branquinho", contou sobre um pão que, segundo Olinda Estevinha, tinha o nome de medianas. José António Gravelho precisa que neste edifício depois da padaria também funcionou uma discoteca. "Zona Forte" era o seu nome. Maria Sabina Louro também comentou, para dizer que trabalhou na padaria muitos anos, "praticamente toda a minha mocidade". "Padaria onde a senhora minha avó, a ti Maria Ferra, trabalhou durante muitos anos a peneirar a farinha", escreveu Cristina Lopes. Assim se reconstitui a história, com a ajuda de quem a viveu ou da história teve conhecimento através dos seus familiares. Fica o registo.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 8 de dezembro de 2025
A equipa de sub-16 do Clube Gavionense, dirigida por Miguel Ângelo, está a fazer um excelente campeonato distrital e no passado domingo, dia 7 de dezembro, bateu por 4-0 a formação do Eléctrico de Ponte de Sor, no campo do Salgueirinho. O onze inicial gavionense foi assim formado: Guilherme Cardoso; Pedro Filipe, João Matias, Gustavo e Salvador (cap.); Huang, Dinis Marques e Nuno Matias; Pedro Branco, António e Dinis Dias. Foram suplentes Diogo Martins, Leonor Catarrinho e Carlota Galinha. Ao intervalo, a equipa da casa já vencia por 3-0. Os golos gavionenses foram apontados por António (3) e Salvador. O Clube Gavionense segue com os mesmos pontos, mas mais um jogo, que o líder da sua série, o Estrela da Portalegre, e tem o apuramento para a fase seguinte do distrital da categoria praticamente assegurado.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 8 de dezembro de 2025
O Mercado de Natal começou este domingo, dia 7 de dezembro, no Jardim do Cruzeiro, na vila de Gavião, e contou com a presença do presidente da União de Freguesias de Gavião e Atalaia. Germano Porfírio acompanhou a abertura e até posou ao lado do presidente da Câmara Municipal de Gavião, António Severino, na Casa do Pai Natal. Com uma grande diversidade de bancas - do artesanato à doçaria tradicional, passando por produtos locais -, o Mercado de Natal conta também com dois espaços dedicados às crianças, com especial destaque para um carrossel cuja receita reverte para os Bombeiros Voluntário de Gavião. "Há mochos no sótão", foi a animação de colagens proporcionada por Ana Filipe Correia. O mercado repete-se no próximo sábado, dia 13, começando com uma apresentação de hip hop pela classe da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Gavião e passando por um teatro para crianças ("A rena de mil cores") às 16 horas. Dia 20 de dezembro, também um sábado, o mercado estará aberto de novo e contará com a atuação do Ensemble de Sopros da Banda Juvenil do Município de Gavião, uma parada do Pai Natal e fecho com muita animação através das presenças de Zé Pedro Sousa e do DJ Matcho.  Nos dias de Mercado de Natal, a autarquia disponibiliza também passeios gratuitos num pequeno comboio sobre rodas.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 29 de novembro de 2025
O lagar de Tulínea Chambel , na Atalaia, é o único que continua a funcionar no concelho de Gavião, um concelho que no século XX conheceu dezenas de lagares em laboração sobretudo no final do ano, após a apanha da azeitona.  Esta tradição de produção de azeite, hoje não apenas resultante das azeitonas colhidas no nosso concelho, mantém-se viva e pelo que conseguimos perceber, numa visita ao local, com grande atividade. Nesse dia, o lagar esteve em laboração várias horas, com carregamentos de azeitona vindos também de territórios confinantes do concelho de Gavião. Membro do executivo da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, a Túlia, como é conhecida, é a "locomotiva" que não deixa parar este lagar, mantendo viva uma tecnologia única na produção do chamado "ouro líquido".
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 29 de novembro de 2025
As luzes de Natal começaram a acender-se em Gavião no fim de semana das comemorações, a 23 de novembro, do 506.º aniversário do Fotal de Gavião. Numa iniciativa da Câmara Municipal de Gavião, vários locais da vila foram iluminados, como aconteceu na rotunda da nora, na Praça do Município e nas principais artérias da vila gavionense, este ano com destaque para a iluminação natalícia da Casa das Artes. O município tem programadas também uma série de iniciativas que vão tornar o Natal dos gavionenses mais caloroso. É o caso do Mercado de Natal , que irá acontecer nas tardes dos dias 7, 13 e 20 de dezembro, com o último dia a ser encerrado com as presenças de Zé Pedro de Sousa e do DJ Matcho. Para além desta iniciativa, o comboio de Natal também irá percorrer a vila de Gavião todos os domingos a partir das 15 horas, passando pela Amieira Cova no dia 18 de dezembro (a partir das 14.30 horas), pela Atalaia e Degracias no dia 26 de dezembro à tarde e no Cadafaz dia 16 de dezembro.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 28 de novembro de 2025
A equpa de sub 10 do Clube Gavionense já iniciou mais uma temporada e continua a contar com o apoio da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, que tem o seu nome inscrito nas costas das camisolas dos jovens craques gavionense. Para memória futura, aqui fica a legenda da foto da equipa que integra esta publicação:Tiago Silva (treinador), Matilde, Santiago, Diogo, Salvador, Afonso Faria, Simão, Afonso e Ricardo Branco (fila de cima); António, Gustavo, Tomás, João Pedro, Benjamin, Francisco e Vicente (fila de baixo). Não estão todos mas não tarda nada e quem falta também aparecerá por aqui. A equipa de sub 10 do Clube Gavionense participa na competição informar da Associação de Futebol de Portalegre .
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 28 de novembro de 2025
Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, esteve presente nas celebrações dos 506 anos do Foral de Gavião. No passado dia 23 de novembro, de manhã, aconteceu a tradicional cerimónia na Praça do Município de Gavião, um momento que contou com a participação de autarcas, do novo presidente da CIIMA, Joaquim Diogo, da Banda Juvenil do Município de Gavião, dos Bombeiros Voluntários de Gavião e da escola de música do Agrupamento de Escolas de Gavião. Durante o evento, a autarquia entregou sete cadeiras elétricas às instituições sociais do concelho. À tarde, no Cine Teatro Francisco Ventura, os Monda encheram a sala para um espetáculo onde o Orfeão da Comenda, dirigido por Domingos Redondo, e Luís Trigacheiro foram convidados deste grupo alentejano. António Severino, presidente da Câmara Municipal de Gavião, encerrou este grande momento cultural. Na sexta-feira anterior, o guitarrista João Vaz , natural de Mação mas com forte ligação a Gavião, levou a palco alguns convidados, entre os quais fadistas gavionense, para um espetáculo de abertura dos festejos do Foral que teve altíssima qualidade e também encheu o cine teatro.
Mostrar mais