NOTÍCIAS

O Museu de Arte e Atrelagem , apresentado pela primeira vez no dia 25 de abril de 2025, foi reinaugurado no passado dia 19 de julho com todas as suas coleções já disponíveis ao público. O momento foi mesmo assinalado com um desfile de hipomóveis , vindos um pouco de todo o país, que percorreu as ruas da vila de Gavião. O novo museu de Gavião, que ocupa as antigas instalações do seminário e o local que foi a casa da família Pequito Rebelo, convida quem ali vai a iniciar a visita pelo quarto piso, onde é possível desfrutar de uma vista panorâmica da vila de Gavião e também do território envolvente. O terceiro piso é dedicado à didática da atrelagem, com painéis a identificarem as viaturas expostas e os seus apetrechos técnicos. No piso dois, para além da exposição de hipomóveis, o visitante pode apreciar a coleção DHD Dorante SL - acessórios ligados à arte equestre e elementos do quotidiano dessas elites, de penicos a estojos de barba - e a coleção Dr. Carlos Vences - com objetos do quotidiano e de devoção. Várias personalidades, como seja presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, D. António Mascarenhas, estiveram presentes. José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião, fez o discurso de abertura, na presença também do presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, Germano Porfírio. O museu é um projeto que tem a autoria do arquiteto porlegrense Carrilho da Graça e terá entradas gratuitas até ao final de julho, passando depois as entradas a ter um custo de 4 euros.

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia iniciou um processo de limpeza e de pintura (este último já concluído em alguns locais) das muitas fontes existentes no nosso território. São os casos, na imagem, das fontes das duas Degracias, parte do nosso património de pontos de água que noutros tempos foram muito utilizados também como lavadouros. Continuar a preservar e a valorizar as nossas fontes continua a ser um propósito da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, correspondendo também a um anseio da nossa população. Entre as suas fontes que ainda hoje se conservam, na Degracia Cimeira destacam-se as fontes de Samaritana e da Bica e na Degracia Fundeira uma fonte à entrada deste lugar (também conhecida por Fonte do Caracol) e a Fonte de S. Francisco no miolo do núcleo populacional.

Está já a decorrer a obra de reconstrução do muro do cemitério da Atalaia, uma estrutura que colapsou no outono do ano passado durante um período de chuvas intensas . A obra tem financiamento da Câmara Municipal e foi acompanhada pelos serviços de arquitetura e engenharia do município , com opção por um método construtivo inovador que usa blocos tipo lego e que possibilita uma construção rápida e muito eficiente. O compromisso assumido pela União das Freguesias de Gavião e Atalaia e a Câmara Municipal de Gavião permitiu partir de imediato para a elaboração de um projeto e para a disponibilização de verbas do orçamento da autarquia para a reconstrução do muro. A obra de reconstrução terá um custo aproximado de 25 mil euros. O processo só demorou algum tempo a arrancar pois foi necessário abrir um caminho para a passagem da máquina desde a nacional 118 até este local.

Três dezenas de naturais ou residentes no concelho de Gavião nascidos no ano de 1962 voltaram a reunir-se para um convívio que também contou com alguns dos cônjuges dos "aniversariantes". O convívio decorreu no restaurante 'Cadafaz' , do Gavião Nature Village, no passado dia 5 de julho. Foi um momento de franca confraternização que serviu de novo para reforçar amizadas e para estabelecer também novas relações entre estes "jovens" que no ano em curso já completaram 63 anos ou vão em breve festejar esta marca. No ano de 1962, foram registados em Gavião 159 bebés (em 2019, por exemplo, nasceram apenas dez).

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia recebeu da Câmara Municipal de Gavião um rádio de comunicações, para funcionar em caso de ausência de comunicações telefónicas, como aconteceu no último apagão. O equipamento SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança - reforça a segurança concelhia, dotando não apenas a União das Freguesias de Gavião e Atalaia de um novo recurso mas também a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e a Associação de Caçadores e Pescadores de Comenda. Esta entrega surge no seguimento do protocolo estabelecido em 2022, um protocolo que passou pela entrega de kits de 1ª Intervenção de combate a incêndios, culminando agora com a entrega dos equipamentos de comunicações. Esta iniciativa visa, segundo a autarquia, "reforçar a capacidade de resposta em emergências e garantir comunicações eficazes entre os diversos agentes de proteção civil" Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, recebeu o equipamento das mãos de António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião.

Símbolo da Degracia, a Capela de S. Pedro reabriu ao culto no passado dia 29 de junho, dia do santo padroeiro desta pequeno mas muito bonito templo, tão importante para as gentes das Degracias. O momento foi assinalado com uma missa e uma celebração festiva no exterior da capela que juntou não apenas residentes nas Degracias. O padre Cristiano Pedro estava naturalmente feliz [ver vídeo] e destacou o facto de tudo isto só ter sido possível graças a um grupo de benfeitores, entre os quais a Câmara Municipal de Gavião e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia. O pároco de Gavião e Atalaia sublinhou também a importância dos contributos das famílias de João Chambel e Raposo. Numa tarde de trovoada e alguma chuva, a celebração religiosa foi emocionante e a festa [ver vídeo] que se seguiu, com o presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia também nos assadores, ficará certamente na memórias das gentes da Degracia.

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia continua a apoiar com prémios - sempre dois garrafões de azeite do nosso território - as provas do Torneio Concelhio de Malha de Gavião , como aconteceu recentemente, tal como a imagem de capa reporta, na competição organizada pelo Clube Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria. O torneio avança este domingo, dia 29 de junho, para a sua 12.ª prova, a disputar em Alvisquer, freguesia de Belver. Até aqui, já se disputaram provas no Centro de Cultura e Desportivo de Areia . na Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Moinho do Torrão, na Associação Cultural e Desportiva Vale da Vinha , no Clube Desportivo e Recreativo Belverense , no Moto Clube do Concelho de Gavião. no Centro Recreativo e Cultural do Cadafaz , no Centro de Cultura e Recreio Outeirense , na Associação Recreativa Cultural e Desportiva Valdoarquense , na Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, no Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria e no Centro de Cultura e no Convívio de Arriachas. Várias associações do nosso território têm marcado presença em todos os torneios, de que são exemplo a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, o Clube Gavionense e o CARA Atalaia. Todas elas com equipas colocadas nos primeiros lugares da tabela.

No passado dia 6 de junho, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia promoveu mais um passeio dedicado aos seus seniores que contou com uma forte adesão: mais de duas centenas de residentes no nosso território com mais de 60 anos disseram "presente". O passeio deste ano teve como destino as grutas de Mira de Aires e também o santuário de Fátima. O almoço decorreu também em Fátima, na Quinta Dom Nuno, com grande animação durante toda a tarde, sob a batuta de Marco Morgado . A partir do almoço e até ao fim da festa, os seniores da União das Freguesias de Gavião e Atalaia estiveram ao lado dos seniores da freguesia de Belver. Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, destacou a importância destes momentos e sublinhou o esforço da autarquia que dirige no sentido de proporcionar um passeio e uma festa sem falhas e com nível elevado. António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião, acompanhou os nossos seniores do primeiro ao último momento desta jornada que nos levou até à serra dos Candeeiros.

Com a presença de 60 equipas, o Centro Recreativo e Cultural do Cadafaz foi anfitrião da sexta prova do Torneio Concelhio de Malha 2025, um torneio com 25 etapas. A prova contou com o apoio mais uma vez da União das Freguesias de Gavião e Atalaia e contou com a presença de António Severino, vice presidente da Câmara Municipal de Gavião. José Morais e Ricardo Bento, da Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião, conquistaram a competição masculina enquanto Afonso e Sónia Santos, representado a Associação Valoarquense, venceram a competição feminina (categoria onde o Afonso, pela sua idade, ainda pode competir). Um almoço de carne de alguidar fechou em beleza uma prova que contou com uma grande mesa de prémios.

O Centro Cultural e Recreativo do Cadafaz pretendia dotar de outras condições o recinto para o jogo da malha que costuma usar, junto à sua sede. A União das Freguesias de Gavião e Atalaia , atenta a esse desiderato, proocedeu, por isso à construção de uma estrutura de apoio que já foi testada, com sucesso, numa recente prova do Torneio Concelhio da Malha. Usando recursos próprios e mão de obra da sua responsabilidade, a União de Freguesias fez uma extensa cobertura e construiu bancas sob a mesma, permitindo, desta forma, uma zona de sombreamento muito generosa e também da proteção da chuva. Com isto, o recinto onde se encontra também o forno comunitário ganhou uma nova valência. O objetivo passa sempre por conservar e melhorar o património e as estruturas que servem as associações do nosso território.