NOTÍCIAS

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 30 de janeiro de 2026
O Espaço Cidadão da União das Freguesias de Gavião e Atalaia é cada vez mais procurado por quem reside não apenas no nosso território. Aconteceu com Manuel Simões, cidadão natural de Matosinhos e que reside grande parte do tempo em Natal (Brasil) mas que comprou casa na Comenda e ali quer passar grandes temporadas. Informado sobre a existência dos nossos serviços - que passam, entre outros, pela renovação da carta de condução, registo criminal e certidões várias -, Manuel Simões esteve à conversa com Sofia Infante para saber pormenores sobre as valências deste Espaço Cidadão. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 30 de janeiro de 2026
A depressão "Kristine " provocou avultados e pesados estragos em todo o país , provocando seis vítimas mortais. O concelho de Gavião também foi afetado mas sem a força de outras regiões do país, como aconteceu na zona de Leiria e mesmo em algumas zonas do Pinhal Interior daqui não muito distantes. Em Gavião, os estragos passaram pela queda de árvores, muros, taludes e até de uma chaminé no interior da vila. No Cadafaz algumas estufas foram também afetadas. A União das Freguesias, após a tempestade, esteve no terreno a verificar danos e desde logo a tentar encontrar soluções, de que é exemplo esta passagem pela Degracia Cimeira da carrinha conduzida por Alexandre Chambel que transportava também Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 19 de janeiro de 2026
António José Seguro venceu a primeira volta das eleições presidenciais 2026, com um total nacional de 31,11% correspondentes a 1.754.895 votos. André Ventura foi o segundo candidato mais votado e também estará na segunda volta, somando 23,52%, num total de 1.326.644 votos. Uma diferença de 428.251 entre os dois. No concelho de Gavião, Seguro garantiu 45,33%, num total de 893 votos. André Ventura foi segundo, com 27,66% (545 votos), Henrique Gouveia e Melo terceiro (10%, 197 votos), Luís Marques Mendes quarto (5,94%, 117 votos), João Cotrim Figueiredo quinto (5,63%, 111 votos), António Filipe quinto (2,08%, 41 votos) e Catarina Martins sexta (1,83%, 36 votos). Manuel João Vieira, com 22 votos, superou Jorge Pinto, que somou apenas 5 votos. Na União das Freguesias de Gavião e Atalaia houve mais uma vez três secções de voto, duas na vila de Gavião e uma na Atalaia (mesa 3). No total , Seguro somou 407 votos (44,68%), Ventura 272 (29,86%), Gouveia e Melo 82 (9%), Cotrim Figueiredo 62 (6,81%), Marques Mendes 48 (5,27%), Catarina Martins 18 (1,98%), Manuel João Vieira 12 (1,32%), António Filipe 5 (0,55%) e Jorge Pinto 4 (0.44%). André Pestana teve um voto e Humberto Correia nenhum. A diferença entre os candidatos que passam à segunda volta foi de 135 votos. Na mesa 1, com 621 inscritos tal como na mesa 2, Seguro somou 177 votos, Ventura 122, Gouveia e Melo 39 e Marques Mendes e Cotrim Figueiredo empataram com 26 votos. Nesta mesa, Manuel João Vieira, com 6 votos, superou Catarina Martins (5), António Filipe (3) e Jorge Pinto (2). Na mesa 2, votaram 198 eleitores em Seguro, 123 em André Ventura, 33 em Gouveia e Melo, 29 em Cotrim Figueiredo, 18 em Marques Mendes, 8 em Catarina Martins, 4 em Manuel João Vieira e dois em Jorge Pinto e António Filipe. Na mesa 3, relativa à Atalaia, votaram 90 dos 122 inscritos. António José Seguro venceu com um total de 32 votos, seguido por André Ventura (27), Gouveia e Melo (10), Cotrim Figueiredo (7), Catarina Martins (5) e Manuel João Vieira (2). Jorge Pinto e António Filipe não somaram qualquer voto. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 14 de janeiro de 2026
Para além da sua atividade normal, dia a dia, o executivo da União das Freguesias de Gavião e Atalaia tem uma reunião mensal, sempre na primeira quarta-feira de cada mês. Tal como aconteceu recentemente, com a presença do presidente da união das freguesias, Germano Porfírio, e de Pedro Alves e Tulínea Chambel. Um momento sempre aproveitado para acertar as medidas mais importantes a implementar na união das freguesias, sempre, claro, com o "feedback" dos nossos fregueses. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de janeiro de 2026
O madeiro que ardeu na vila de Gavião, na transição de 2025 para 2026, esteve à altura da animação que ali aconteceu. Depois do fogo de artifício que assinalou a chegada de um novo ano, na tenda montada no jardim do Cruzeiro houve música de DJ e a seguir subiu ao palco a popular Rebeca, que proporcionou um espetáculo que contou com a participação do público. A noite estava fria mas foi longa, com largas dezenas de pessoas presentes no local.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de janeiro de 2026
Pelo segundo ano consecutivo, a população da Amieira Cova celebrou a passagem de ano no salão do estaleiro da União das Freguesias de Gavião e Atalaia. Um salão - a antiga sala de aulas da escola primária - que recentemente foi melhorado com a instalação, pela união das freguesias, de um ar condicionado. Antes da festa, Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, esteve presente, na companhia do presidente da Câmara Municipal de Gavião, António Severino, e dos vereadores Júlio Churro Catarino e Fernando Delgado. Como deu para perceber, estava um verdadeiro banquete em perspetiva. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de janeiro de 2026
A quadra natalícia foi vivida com intensidade em Gavião. Na vila e em muitas aldeias do concelho, como aconteceu nas Degracias, no Cadafaz e na Amieira Cova, por onde andou o comboio de Natal. Na sede do concelho, o Mercado de Natal aconteceu em três dias alternados e juntou centenas de pessoas à volta de bancas com artesanato e doçaria local. Na tenda montada no jardim do Cruzeiro houve também sempre animação e um carrossel sob a tutela dos Bombeiros Voluntários de Gavião foi diversão para muitas crianças. Para além da Casa do Pai Natal, a animação contou também com oficinas e uma Parada de Natal.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 28 de dezembro de 2025
Há árvores e árvores nos jardins de Gavião. Mas esta tem uma história para contar. Uma história ao que tudo indica com mais de cem anos, muitos mais que o jardim onde se encontra. Conforme nos contou Fernando Faca, esta oliveira que o povo diz ser centenária foi transplantada para o jardim do Calvário quando este foi feito, na zona da capela e onde nasceu uma nova urbanização da vila de Gavião. Esta oleira foi oferta do Zeca da Fonte dos Garfos e foi criada nos Metolquer. Para aqui foi transplantada há um par de anos e aqui continua viva. Como já se disse, com uma longa história para contar que em dias especiais podemos ouvir se nos sentarmos neste banco de jardim. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 27 de dezembro de 2025
A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, presidida por Paulo Feijão, aprovou o orçamento para 2026, que será de 215 mil euros. O orçamento contou com os votos favoráveis dos eleitos do Partido Socialista e com três abstenções dos eleitos do PPD/PSD. Germano Porfírio, presidente da união de freguesias, revelou também que o ano de 2025 fecha com um saldo positivo de tesouraria de 46 mil euros e mais uma vez detalhou em power point a atividade da junta e as ações empreendidas.  "A situação financeira é estável e está controlada", sublinhou o presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, aproveitando para recuar até 2018, ano que contou com um orçamento de 83 mil euros. "Melhorar os serviços e dar boas respostas", foi assim que Germano Porfírio definiu o rumo a seguir no ano que está prestes a começar. Após a assembleia, Germano Porfírio convidou o executivo, os eleitos da Assembleia de Freguesia e os funcionários da união de freguesias para um jantar natalício de convívio.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 19 de dezembro de 2025
Mais um Natal, mais uma viagem. O comboio natalício percorreu as nossas aldeias de novo. Primeiro no Cadafaz, a seguir na Amieira Cova. O comboio partiu da Amieira Cova e teve como destino a vila de Gavião. Uma viagem que não se faz todos os dias neste tipo de veículo e que a pequena Margarida, na companhia da avó, adorou. Eram sete os passageiros deste comboio natalício que partiu do atual estaleiro da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, desceu até à ribeira, venceu a subida e tomou o caminho da vila de Gavião. Estava frio mas a alegria ultrapassou tudo. 
Mostrar mais