Travessa do Paul assinala geminação deste concelho de Cabo Verde com a vila de Gavião
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 13 de maio de 2024

A Travessa do Paul
é um dos mais recentes arruamentos da vila de Gavião
. Aqui, a toponímia é uma ciência exata, imune a conjeturas.
É Paul este arruamento pedonal de acesso à eco laguna
porque o concelho de Gavião tem, desde 2006, um protocolo de geminação com este concelho da ilha caboverdiana de Santo Antão
.
A ilha de Santo Antão é considerada o ponto mais ocidental do continente africano
e estava desabitada quando foi descoberta em 1462 pelo navegador português Diogo Afonso. Os seus primeiros colonos eram originários do norte de Portugal.

O Museu de Arte e Atrelagem , apresentado pela primeira vez no dia 25 de abril de 2025, foi reinaugurado no passado dia 19 de julho com todas as suas coleções já disponíveis ao público. O momento foi mesmo assinalado com um desfile de hipomóveis , vindos um pouco de todo o país, que percorreu as ruas da vila de Gavião. O novo museu de Gavião, que ocupa as antigas instalações do seminário e o local que foi a casa da família Pequito Rebelo, convida quem ali vai a iniciar a visita pelo quarto piso, onde é possível desfrutar de uma vista panorâmica da vila de Gavião e também do território envolvente. O terceiro piso é dedicado à didática da atrelagem, com painéis a identificarem as viaturas expostas e os seus apetrechos técnicos. No piso dois, para além da exposição de hipomóveis, o visitante pode apreciar a coleção DHD Dorante SL - acessórios ligados à arte equestre e elementos do quotidiano dessas elites, de penicos a estojos de barba - e a coleção Dr. Carlos Vences - com objetos do quotidiano e de devoção. Várias personalidades, como seja presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, D. António Mascarenhas, estiveram presentes. José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião, fez o discurso de abertura, na presença também do presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, Germano Porfírio. O museu é um projeto que tem a autoria do arquiteto porlegrense Carrilho da Graça e terá entradas gratuitas até ao final de julho, passando depois as entradas a ter um custo de 4 euros.