MAAG foi reinaugurado com muito para ver e desfile de hipomóveis

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 21 de julho de 2025

O Museu de Arte e Atrelagem, apresentado pela primeira vez no dia 25 de abril de 2025, foi reinaugurado no passado dia 19 de julho com todas as suas coleções já disponíveis ao público. O momento foi mesmo assinalado com um desfile de hipomóveis, vindos um pouco de todo o país, que percorreu as ruas da vila de Gavião.


O novo museu de Gavião, que ocupa as antigas instalações do seminário e o local que foi a casa da família Pequito Rebelo, convida quem ali vai a iniciar a visita pelo quarto piso, onde é possível desfrutar de uma vista panorâmica da vila de Gavião e também do território envolvente.


O terceiro piso é dedicado à didática da atrelagem, com painéis a identificarem as viaturas expostas e os seus apetrechos técnicos.


No piso dois, para além da exposição de hipomóveis, o visitante pode apreciar a coleção DHD Dorante SL - acessórios ligados à arte equestre e elementos do quotidiano dessas elites, de penicos a estojos de barba - e a coleção Dr. Carlos Vences - com objetos do quotidiano e de devoção.


Várias personalidades, como seja presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, D. António Mascarenhas, estiveram presentes. José Pio, presidente da Câmara Municipal de Gavião, fez o discurso de abertura, na presença também do presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, Germano Porfírio.


O museu é um projeto que tem a autoria do arquiteto porlegrense Carrilho da Graça e terá entradas gratuitas até ao final de julho, passando depois as entradas a ter um custo de 4 euros.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 16 de julho de 2025
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia iniciou um processo de limpeza e de pintura (este último já concluído em alguns locais) das muitas fontes existentes no nosso território. São os casos, na imagem, das fontes das duas Degracias, parte do nosso património de pontos de água que noutros tempos foram muito utilizados também como lavadouros. Continuar a preservar e a valorizar as nossas fontes continua a ser um propósito da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, correspondendo também a um anseio da nossa população. Entre as suas fontes que ainda hoje se conservam, na Degracia Cimeira destacam-se as fontes de Samaritana e da Bica e na Degracia Fundeira uma fonte à entrada deste lugar (também conhecida por Fonte do Caracol) e a Fonte de S. Francisco no miolo do núcleo populacional.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 16 de julho de 2025
Está já a decorrer a obra de reconstrução do muro do cemitério da Atalaia, uma estrutura que colapsou no outono do ano passado durante um período de chuvas intensas . A obra tem financiamento da Câmara Municipal e foi acompanhada pelos serviços de arquitetura e engenharia do município , com opção por um método construtivo inovador que usa blocos tipo lego e que possibilita uma construção rápida e muito eficiente. O compromisso assumido pela União das Freguesias de Gavião e Atalaia e a Câmara Municipal de Gavião permitiu partir de imediato para a elaboração de um projeto e para a disponibilização de verbas do orçamento da autarquia para a reconstrução do muro. A obra de reconstrução terá um custo aproximado de 25 mil euros. O processo só demorou algum tempo a arrancar pois foi necessário abrir um caminho para a passagem da máquina desde a nacional 118 até este local. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
Três dezenas de naturais ou residentes no concelho de Gavião nascidos no ano de 1962 voltaram a reunir-se para um convívio que também contou com alguns dos cônjuges dos "aniversariantes". O convívio decorreu no restaurante 'Cadafaz' , do Gavião Nature Village, no passado dia 5 de julho. Foi um momento de franca confraternização que serviu de novo para reforçar amizadas e para estabelecer também novas relações entre estes "jovens" que no ano em curso já completaram 63 anos ou vão em breve festejar esta marca. No ano de 1962, foram registados em Gavião 159 bebés (em 2019, por exemplo, nasceram apenas dez).
Show More