Rodri Matos, um craque que leva Gavião no coração e que promete uma grande carreira
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 20 de maio de 2024

Rodrigo Matos
tem apenas 20 anos, é avançado e também é uma das promessas do futebol português. Acresce que Rodri Matos - este é o seu nome de guerra - é filho de um gavionense que ainda aqui reside. Um gavionense com raízes no Cadafaz
, terra que Rodri conhece bem, tal como a vila de Gavião, pois é aqui presença assídua.
Rodrijogou muitas vezes no ringue de Gavião mas foi na Associação Escola de Futebol de Faro que
começou, apenas com 7 anos. Desde logo mostrou ao que ia e antes de chegar à Academia do Sporting passou pelo Benfica de Loulé e pelo Farense. Foi, nesta fase da sua carreira, campeão distrital do Algarve.
De leão ao peito foi campeão distrital e o mesmo aconteceu quando passou para o Benfica. Neste último clube foi campeão nacional de juniores e venceu a UEFA Youth League
numa equipa com João Neves e António Silva
, tendo cumprido 37 minutos de jogo nessa competição de elite.
A estreia como profissional aconteceu aos 19 anos, com a camisola do Mafra, na Liga 2, equipa à qual foi emprestado pela equipa dinamarquesa do Midtjylland. Na época que está a findar, Rodri Matos esteve presente em dez jogos da Liga 2 e marcou dois golos, para além de 7 na equipa de sub 23 do clube da região saloia.
Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia
, acompanhou alguns dos seus jogos com a camisola do Mafra

Sob o comando de Miguel Ângelo, a equipa de sub 16 (juvenis) do Clube Gavionense iniciou a sua época, tendo-se apresentado no Campo do Salgueirinho frente ao Sport Abrantes e Benfica. A formação gavionense tem como delegada Sónia Carrilho e como treinadores adjuntos André Santos e Bernardo Maurício. Um plantel que almeja consolidar o escalão etário mais elevado do Clube Gavionense no campeonato distrital de Portalegre e que quer ser cada vez mais uma rampa de lançamento de jogadores para o universo do futebol sénior de Gavião.

O Clube Gavionense está prestes a começar mais uma temporada nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Portalegre. O clube presidido por Eduardo Pereira será comandado no terreno por Fernando Lopes e irá disputar três competições do universo associativo, duas taças e o campeonato. Nesta última prova, que começa no início de novembro, o Clube Gavionense terá como adversários o Portalegrense, Elvas B, Nisa e Benfica, Arronches e Benfica, Gafetense e Mosteirense. Na preparação para a nova época, a equipa tem realizado alguns jogos de preparação, tendo sido o primeiro como o Ortiga , no Campo do Salgueirinho. A primeira competição a ser decidida será a Taça de Honra, que tem inicío já no próximo fim de semana, com o Clube Gavionense isento e a entrar em ação apenas no dia 5 de outubro, para receber o Arronches e Benfica. Entre os reforços , destacam-se as contratações do guarda-redes Telmo Rodrigues, do central cabo-verdiano Amadu Sheriff e do avançado angolano Rivaldo Fonseca, entre outros.

Mais uma vez a vila de Gavião viveu com intensidade a sua festa dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, sempre contando com o voluntariado de quem contribui para o sucesso do evento e com as ruas de Gavião coloridas com flores e colchas. Para além dos três dias de festa popular, onde não faltaram filhozes e frango assado, foi também cumprido o calendário religioso, com duas procissões, uma noturna , da capela de Nossa Senhora dos Remédios para a Igreja Matriz, e outra diurna , no sentido contrário. Este ano com uma novidade pois ambas as procissões foram acompanhadas por um carro de atrelar e dois cavaleiros , numa parceria com o Museu de Arte e Atrelagem de Gavião. Pedro Pé Leve, Marco Morgado e Nuno Florindo foi os DJ aque animaram as noites de festa no Largo Senhora dos Remédios. A Banda Juvenil do Município de Gavião participou também numa das procissões.