Passeio dos Idosos: Uma iniciativa de sucesso!

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 11 de março de 2019

À semelhança do ano transato, a União de Freguesias de Gavião e Atalaia quis de novo prestar o seu tributo aos seniores, proporcionando-lhes o conhecimento de outras paragens do nosso país, contribuindo dessa forma para quebrar o flagelo do isolamento rural.
Esta atividade assume, cada vez mais, um papel decisivo no âmbito da promoção das relações de sociabilidade entre reformados e pensionistas da nossa freguesia, dado que faculta bons momentos de convívio e de animação e possibilita, ainda, a valorização pessoal de todos os que nela participam.
O passeio deste ano, que contou com cerca de 180 idosos, teve como destino a Costa Azul, mais concretamente a bonita cidade de Setúbal, o imponente Cabo Espichel, a deslumbrante Serra da Arrábida e a típica vila de Sesimbra, onde ressalta o encanto característico de terra de gentes do mar.
A saída aconteceu por volta das 7horas.Depois de uma pequena paragem na área de serviço do Biscainho, lá seguimos viagem para a cidade da foz do Sado, terra da famosa cantora lírica Luísa Rosa de Aguiar, mais conhecida como Luísa Todi, e do famoso intelectual Manuel Maria , não o Carrilho, mas o Barbosa du Bocage.
Chegados ao destino, com a impiedosa chuva como companhia, valeu-nos o coberto do Mercado Municipal, farto em peixe fresco e simpatia das gentes que por ali deambulavam.
O almoço foi livre. Uns optaram por restaurantes e outros pelo farnel que tinham preparado para o efeito.
Pelas 15 horas, rumámos a Sesimbra, passando pelo Parque Natural da Arrábida, que é uma reserva biogenética de extraordinária qualidade e diversidade do ponto de vista paisagístico e ecológico, e pelo Cabo Espichel, onde pudemos admirar a imponência das escarpas para o mar e o conjunto arquitetónico do denominado Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, deveras degradado e a necessitar, com urgência, de obras de restauro.
A paisagem era deslumbrante e o mar foi fiel parceiro nesta viagem, que teve como pano de fundo a península de Troia e o estuário do Sado, quem tem a única população residente de golfinhos em estado selvagem, em Portugal.
Em Sesimbra, passeou-se ao longo da marginal, bebeu-se uma imperial e retemperaram-se as forças para o regresso a casa.
A chegada a Gavião aconteceu por volta das 21 horas, após um dia bem passado, em que a boa disposição reinou.
Esta jornada de convívio que envolve os seniores de Amieira Cova, Cadafaz, Degracias, Atalaia e Gavião é um evento esperado com grande entusiasmo e ansiedade e tem permitido a descoberta de várias regiões de Portugal.
De realçar, ainda, a preciosa colaboração da Santa Casa da Misericórdia e dos Bombeiros Municipais que, desde sempre, têm prestado o seu apoio a esta iniciativa.
Até para o ano!
Gavião 17 de Outubro de 2015

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
Três dezenas de naturais ou residentes no concelho de Gavião nascidos no ano de 1962 voltaram a reunir-se para um convívio que também contou com alguns dos cônjuges dos "aniversariantes". O convívio decorreu no restaurante 'Cadafaz' , do Gavião Nature Village, no passado dia 5 de julho. Foi um momento de franca confraternização que serviu de novo para reforçar amizadas e para estabelecer também novas relações entre estes "jovens" que no ano em curso já completaram 63 anos ou vão em breve festejar esta marca. No ano de 1962, foram registados em Gavião 159 bebés (em 2019, por exemplo, nasceram apenas dez).
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia recebeu da Câmara Municipal de Gavião um rádio de comunicações, para funcionar em caso de ausência de comunicações telefónicas, como aconteceu no último apagão. O equipamento SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança - reforça a segurança concelhia, dotando não apenas a União das Freguesias de Gavião e Atalaia de um novo recurso mas também a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e a Associação de Caçadores e Pescadores de Comenda. Esta entrega surge no seguimento do protocolo estabelecido em 2022, um protocolo que passou pela entrega de kits de 1ª Intervenção de combate a incêndios, culminando agora com a entrega dos equipamentos de comunicações. Esta iniciativa visa, segundo a autarquia, "reforçar a capacidade de resposta em emergências e garantir comunicações eficazes entre os diversos agentes de proteção civil" Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, recebeu o equipamento das mãos de António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 1 de julho de 2025
Símbolo da Degracia, a Capela de S. Pedro reabriu ao culto no passado dia 29 de junho, dia do santo padroeiro desta pequeno mas muito bonito templo, tão importante para as gentes das Degracias. O momento foi assinalado com uma missa e uma celebração festiva no exterior da capela que juntou não apenas residentes nas Degracias. O padre Cristiano Pedro estava naturalmente feliz [ver vídeo] e destacou o facto de tudo isto só ter sido possível graças a um grupo de benfeitores, entre os quais a Câmara Municipal de Gavião e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia. O pároco de Gavião e Atalaia sublinhou também a importância dos contributos das famílias de João Chambel e Raposo. Numa tarde de trovoada e alguma chuva, a celebração religiosa foi emocionante e a festa [ver vídeo] que se seguiu, com o presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia também nos assadores, ficará certamente na memórias das gentes da Degracia.
Show More