Passeio dos Idosos: Uma iniciativa de sucesso!

À semelhança do ano transato, a União de Freguesias de Gavião e Atalaia quis de novo prestar o seu tributo aos seniores, proporcionando-lhes o conhecimento de outras paragens do nosso país, contribuindo dessa forma para quebrar o flagelo do isolamento rural.
Esta atividade assume, cada vez mais, um papel decisivo no âmbito da promoção das relações de sociabilidade entre reformados e pensionistas da nossa freguesia, dado que faculta bons momentos de convívio e de animação e possibilita, ainda, a valorização pessoal de todos os que nela participam.
O passeio deste ano, que contou com cerca de 180 idosos, teve como destino a Costa Azul, mais concretamente a bonita cidade de Setúbal, o imponente Cabo Espichel, a deslumbrante Serra da Arrábida e a típica vila de Sesimbra, onde ressalta o encanto característico de terra de gentes do mar.
A saída aconteceu por volta das 7horas.Depois de uma pequena paragem na área de serviço do Biscainho, lá seguimos viagem para a cidade da foz do Sado, terra da famosa cantora lírica Luísa Rosa de Aguiar, mais conhecida como Luísa Todi, e do famoso intelectual Manuel Maria , não o Carrilho, mas o Barbosa du Bocage.
Chegados ao destino, com a impiedosa chuva como companhia, valeu-nos o coberto do Mercado Municipal, farto em peixe fresco e simpatia das gentes que por ali deambulavam.
O almoço foi livre. Uns optaram por restaurantes e outros pelo farnel que tinham preparado para o efeito.
Pelas 15 horas, rumámos a Sesimbra, passando pelo Parque Natural da Arrábida, que é uma reserva biogenética de extraordinária qualidade e diversidade do ponto de vista paisagístico e ecológico, e pelo Cabo Espichel, onde pudemos admirar a imponência das escarpas para o mar e o conjunto arquitetónico do denominado Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, deveras degradado e a necessitar, com urgência, de obras de restauro.
A paisagem era deslumbrante e o mar foi fiel parceiro nesta viagem, que teve como pano de fundo a península de Troia e o estuário do Sado, quem tem a única população residente de golfinhos em estado selvagem, em Portugal.
Em Sesimbra, passeou-se ao longo da marginal, bebeu-se uma imperial e retemperaram-se as forças para o regresso a casa.
A chegada a Gavião aconteceu por volta das 21 horas, após um dia bem passado, em que a boa disposição reinou.
Esta jornada de convívio que envolve os seniores de Amieira Cova, Cadafaz, Degracias, Atalaia e Gavião é um evento esperado com grande entusiasmo e ansiedade e tem permitido a descoberta de várias regiões de Portugal.
De realçar, ainda, a preciosa colaboração da Santa Casa da Misericórdia e dos Bombeiros Municipais que, desde sempre, têm prestado o seu apoio a esta iniciativa.
Até para o ano!
Gavião 17 de Outubro de 2015






