Orçamento de 215 mil euros da União das Freguesias de Gavião e Atalaia aprovado

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 27 de dezembro de 2025

A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, presidida por Paulo Feijão, aprovou o orçamento para 2026, que será de 215 mil euros. O orçamento contou com os votos favoráveis dos eleitos do Partido Socialista e com três abstenções dos eleitos do PPD/PSD.


Germano Porfírio, presidente da união de freguesias, revelou também que o ano de 2025 fecha com um saldo positivo de tesouraria de 46 mil euros e mais uma vez detalhou em power point a atividade da junta e as ações empreendidas.



"A situação financeira é estável e está controlada", sublinhou o presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, aproveitando para recuar até 2018, ano que contou com um orçamento de 83 mil euros.


"Melhorar os serviços e dar boas respostas", foi assim que Germano Porfírio definiu o rumo a seguir no ano que está prestes a começar.


Após a assembleia, Germano Porfírio convidou o executivo, os eleitos da Assembleia de Freguesia e os funcionários da união de freguesias para um jantar natalício de convívio.



Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 28 de dezembro de 2025
Há árvores e árvores nos jardins de Gavião. Mas esta tem uma história para contar. Uma história ao que tudo indica com mais de cem anos, muitos mais que o jardim onde se encontra. Conforme nos contou Fernando Faca, esta oliveira que o povo diz ser centenária foi transplantada para o jardim do Calvário quando este foi feito, na zona da capela e onde nasceu uma nova urbanização da vila de Gavião. Esta oleira foi oferta do Zeca da Fonte dos Garfos e foi criada nos Metolquer. Para aqui foi transplantada há um par de anos e aqui continua viva. Como já se disse, com uma longa história para contar que em dias especiais podemos ouvir se nos sentarmos neste banco de jardim. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 19 de dezembro de 2025
Mais um Natal, mais uma viagem. O comboio natalício percorreu as nossas aldeias de novo. Primeiro no Cadafaz, a seguir na Amieira Cova. O comboio partiu da Amieira Cova e teve como destino a vila de Gavião. Uma viagem que não se faz todos os dias neste tipo de veículo e que a pequena Margarida, na companhia da avó, adorou. Eram sete os passageiros deste comboio natalício que partiu do atual estaleiro da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, desceu até à ribeira, venceu a subida e tomou o caminho da vila de Gavião. Estava frio mas a alegria ultrapassou tudo. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 18 de dezembro de 2025
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia instalou um aparelho de ar condicionado na sala do seu estaleiro da Amieira Cova. Este melhoramento, executado pela união de freguesias, destina-se sobretudo a dar maior conforto a quem usa o espaço que foi sala de aulas da antiga escola primária da Amieira Cova. Um espaço que tem sido usado pela população para diversos momentos de convívio. Como vai acontecer já na passagem de ano, quando será possível saúdar 2026 numa sala bem quentinha. Um momento antecedido pelo tradicional madeiro, pronto também no exterior das instalações.
Show More