No sertão brasileiro há uma cidade que já adotou o nome de Gavião: Umarizal
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 23 de setembro de 2024

Há um elo de ligação forte entre a cidade brasileira de Umarizal
e a vila de Gavião. A primeira, situada no estado do Rio Grande do Norte
, no Brasil, já teve o nome de "Gavião" e assim foi porque o batismo da povoação foi inspirado precisamente na nossa vila.
A "descoberta" aconteceu em 1997, quando Aurélio Bravo, diretor do jornal 'Fonte Nova'
, editado em Portalegre, recebeu uma carta de um morador em Portalegre
, Brasil,
informando que também em terras brasileiras, no estado do Rio Grande do Norte, havia uma cidade chamada Portalegre. Aurélio Bravo ainda pensou tratar-se de Porto Alegre, esta uma cidade do estado do Rio Grande do Sul e capital de Estado. Mas não.
Segundo foi apurado, a cidade de Portalegre terá sido fundada há mais de 250 anos pelo português Miguel Castelo Branco, que terá exclamado ao olhar pela primeira vez para o lugar: "É uma Portalegre do Sertão!"
Em 2004, uma grande delegação do Alto Alentejo, por altura das celebrações dos 80 anos do jornal 'Fonte Nova'
, visitou todas estas cidades. Jorge Martins, então presidente da Câmara Municipal de Gavião, integrou a delegação e teve oportunidade de conhecer a Gavião do sertão brasileiro.
De recordar que no Brasil também existe o município de Gavião Peixoto
, no Estado de São Paulo, mas neste caso sem qualquer conexão de referência toponímica à nossa vila de Gavião.
A cidade de Umarizal, outrora Gavião, nome que persiste pelo menos numa instituição do município, tem cerca de 10 mil habitantes e dista 341 quilómetros da capital estadual, Natal.

Três dezenas de naturais ou residentes no concelho de Gavião nascidos no ano de 1962 voltaram a reunir-se para um convívio que também contou com alguns dos cônjuges dos "aniversariantes". O convívio decorreu no restaurante 'Cadafaz' , do Gavião Nature Village, no passado dia 5 de julho. Foi um momento de franca confraternização que serviu de novo para reforçar amizadas e para estabelecer também novas relações entre estes "jovens" que no ano em curso já completaram 63 anos ou vão em breve festejar esta marca. No ano de 1962, foram registados em Gavião 159 bebés (em 2019, por exemplo, nasceram apenas dez).

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia recebeu da Câmara Municipal de Gavião um rádio de comunicações, para funcionar em caso de ausência de comunicações telefónicas, como aconteceu no último apagão. O equipamento SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança - reforça a segurança concelhia, dotando não apenas a União das Freguesias de Gavião e Atalaia de um novo recurso mas também a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e a Associação de Caçadores e Pescadores de Comenda. Esta entrega surge no seguimento do protocolo estabelecido em 2022, um protocolo que passou pela entrega de kits de 1ª Intervenção de combate a incêndios, culminando agora com a entrega dos equipamentos de comunicações. Esta iniciativa visa, segundo a autarquia, "reforçar a capacidade de resposta em emergências e garantir comunicações eficazes entre os diversos agentes de proteção civil" Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, recebeu o equipamento das mãos de António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião.

Símbolo da Degracia, a Capela de S. Pedro reabriu ao culto no passado dia 29 de junho, dia do santo padroeiro desta pequeno mas muito bonito templo, tão importante para as gentes das Degracias. O momento foi assinalado com uma missa e uma celebração festiva no exterior da capela que juntou não apenas residentes nas Degracias. O padre Cristiano Pedro estava naturalmente feliz [ver vídeo] e destacou o facto de tudo isto só ter sido possível graças a um grupo de benfeitores, entre os quais a Câmara Municipal de Gavião e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia. O pároco de Gavião e Atalaia sublinhou também a importância dos contributos das famílias de João Chambel e Raposo. Numa tarde de trovoada e alguma chuva, a celebração religiosa foi emocionante e a festa [ver vídeo] que se seguiu, com o presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia também nos assadores, ficará certamente na memórias das gentes da Degracia.