Muro velho do cemitério da Atalaia cedeu ao temporal

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 18 de novembro de 2025

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia colocou a sua equipa de trabalho no terreno poucas horas depois do muro velho do cemitério da Atalaia ter cedido, durante a depressão "Cláudia". A Câmara Municipal de Gavião e a Águas do Alto Alentejo também se envolveram desde logo nos trabalhos de contenção.


Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, acompanhou os trabalhos.


Recorde-se que em outubro de 2024 tinha desabado parte deste muro, entretanto substituído por um muro com materiais modernos.


Em projeto está já o alargamento do cemitério da Atalaia, bem assim como a reparação dos danos causados por um temporal que deixou marcas de Norte a Sul de Portugal.



Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de janeiro de 2026
O madeiro que ardeu na vila de Gavião, na transição de 2025 para 2026, esteve à altura da animação que ali aconteceu. Depois do fogo de artifício que assinalou a chegada de um novo ano, na tenda montada no jardim do Cruzeiro houve música de DJ e a seguir subiu ao palco a popular Rebeca, que proporcionou um espetáculo que contou com a participação do público. A noite estava fria mas foi longa, com largas dezenas de pessoas presentes no local.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de janeiro de 2026
Pelo segundo ano consecutivo, a população da Amieira Cova celebrou a passagem de ano no salão do estaleiro da União das Freguesias de Gavião e Atalaia. Um salão - a antiga sala de aulas da escola primária - que recentemente foi melhorado com a instalação, pela união das freguesias, de um ar condicionado. Antes da festa, Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, esteve presente, na companhia do presidente da Câmara Municipal de Gavião, António Severino, e dos vereadores Júlio Churro Catarino e Fernando Delgado. Como deu para perceber, estava um verdadeiro banquete em perspetiva. 
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 2 de janeiro de 2026
A quadra natalícia foi vivida com intensidade em Gavião. Na vila e em muitas aldeias do concelho, como aconteceu nas Degracias, no Cadafaz e na Amieira Cova, por onde andou o comboio de Natal. Na sede do concelho, o Mercado de Natal aconteceu em três dias alternados e juntou centenas de pessoas à volta de bancas com artesanato e doçaria local. Na tenda montada no jardim do Cruzeiro houve também sempre animação e um carrossel sob a tutela dos Bombeiros Voluntários de Gavião foi diversão para muitas crianças. Para além da Casa do Pai Natal, a animação contou também com oficinas e uma Parada de Natal.
Show More