Muro velho do cemitério da Atalaia cedeu ao temporal
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 18 de novembro de 2025

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia colocou a sua equipa de trabalho no terreno poucas horas depois do muro velho do cemitério da Atalaia ter cedido, durante a depressão "Cláudia". A Câmara Municipal de Gavião e a Águas do Alto Alentejo também se envolveram desde logo nos trabalhos de contenção.
Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, acompanhou os trabalhos.
Recorde-se que em outubro de 2024 tinha desabado parte deste muro, entretanto substituído por um muro com materiais modernos.
Em projeto está já o alargamento do cemitério da Atalaia, bem assim como a reparação dos danos causados por um temporal que deixou marcas de Norte a Sul de Portugal.

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia acompanha, sempre que possível, a atividade desportiva das suas associações, como acontece com regularidade com o Clube Gavionense . No passado fim de semana estivemos, por isso, em Gáfete, na 'Blue Arena', para assistir ao terceiro jogo da equipa gavionense no Campeonato Distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre. A equipa gavionense conseguiu a sua primeira vitória na prova - depois de uma derrota e um empate - com golos de Duarte Basílio e Tiago. Representante do concelho no campeonato distrital, o Clube Gavionense é uma das sete equipas que disputam esta prova organizada pela Associação de Futebol de Portalegre. Em Gáfete, o onze inicial foi este: Sérgio, Gomito, Vítor, Tiago, Duarte Basílio e Telmo (em cima) ; Anselmo, Leo, Tomás, Romero e Bernardo Bexiga (em baixo ).

Campeã nacional em 2023 e 2024, a equipa de futebol americano Cascais Crusaders fez um estágio de três dias em Gavião e utilizou o Campo de Jogos do Salgueirinho para os seus treinos. Na despedida, os Crusaders disponibilizaram-se para um treino aberto no qual participaram alguns elementos da formação de futebol do Clube Gavionense. O campeonato nacional de futebol americano recomeça em janeiro com a participação de sete equipas, entre as quais a formação que fez o seu estágio no nosso concelho.

Gavião foi um dos mais de 40 concelhos que participou em mais uma edição do Alentejo Walking Festival, dois dias de caminhadas organizadas em percursos pedestres no maior território português, iniciativa do Turismo do Alentejo em parrceria com diversos municípios. Em Gavião, foram oito os participantes numa caminhada que percorreu o PR 8 Rota da Sirga , da ponte de Belver ao Cabril (e volta). Um percurso misto, de início em caminho e na parte final sobretudo em passadiço. A caminhada contou com a presença de dois elementos da divisão de desporto do município, que acompanharam a par e passo os caminhantes. Deu também para comprovar a singularidade de um percurso sempre pela margem esquerda do Tejo, a montante da ponte, e que tem ligação ao PR1 e também ao PR2, percursos também do território da União das Freguesias de Gavião e Atalaia.


