Medidas de Controlo da Pandemia a partir de 1 de dezembro
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 26 de novembro de 2021
Face à evolução da pandemia em Portugal, o Governo decidiu definir um conjunto de medidas preventivas que visam conter o crescimento da pandemia nas próximas semanas.
A partir do dia 1 de dezembro
, será declarado o Estado de Calamidade para todo o território nacional continental e serão adotadas as seguintes medidas:
Recomendações Gerais
:
- Testagem regular;
- Teletrabalho, sempre que as funções o permitam.
A apresentação do certificado digital será obrigatória no acesso a :
- Restaurantes;
- Estabelecimentos turísticos e alojamento local;
- Eventos com lugares marcados;
- Ginásios.
Exigência de teste negativo obrigatório (mesmo para as pessoas vacinadas) no acesso a :
- Visitas a lares;
- Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
- Grandes eventos sem lugares marcados (ou em recintos improvisados) e recintos - desportivos;
- Discotecas e bares.
Nas fronteiras :
- Teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal;
- Sanções fortemente agravadas para as companhias aéreas.
Para a semana de 2 a 9 de janeiro , que será de contenção dos contactos existentes na época festiva, serão adotadas regras específicas:
Teletrabalho obrigatório, sempre que as funções o permitam.
Recomeço das aulas a 10 de janeiro .
Encerramento de discotecas e bares .

A União das Freguesias de Gavião e Atalaia instalou um aparelho de ar condicionado na sala do seu estaleiro da Amieira Cova. Este melhoramento, executado pela união de freguesias, destina-se sobretudo a dar maior conforto a quem usa o espaço que foi sala de aulas da antiga escola primária da Amieira Cova. Um espaço que tem sido usado pela população para diversos momentos de convívio. Como vai acontecer já na passagem de ano, quando será possível saúdar 2026 numa sala bem quentinha. Um momento antecedido pelo tradicional madeiro, pronto também no exterior das instalações.

As classes de hip hop da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Gavião proporcionaram um belo espetáculo no segundo dia do Mercado de Natal de Gavião. Sob a direção da professora Daniela Brito, as mais pequenas e as mais crescidas estiveram em palco (e não só) e mostraram que o hip hop veio para ficar em Gavião, afinal o concelho que é sede do maior festival do género em Portugal, o Beat Fest, na Ribeira da Venda. Parabéns e continuem assim!

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Gavião celebrou 78 anos e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia não quis deixar passa este momento sem entregar uma "prenda" a quem cumpre um serviço essencial à nossa comunidade. A União de Freguesias de Gavião e Atalaia procedeu à atribuição de um subsídio no valor de 5.500 euros aos Bombeiros Voluntários de Gavião, reforçando o seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população. Este apoio financeiro teve como principal objetivo a melhoria das condições operacionais do corpo de bombeiros, permitindo a aquisição de equipamentos essenciais para o desempenho eficaz das diversas missões que diariamente executam. Com o montante atribuído, foi possível adquirir um monitor de sinais vitais, uma maca de vácuo Ergo-MAT e três aparelhos de proteção respiratória, equipamentos fundamentais para a prestação de um socorro mais seguro, eficiente e adequado às exigências atuais. Este investimento contribui significativamente para o reforço da capacidade de resposta dos bombeiros, valorizando o seu trabalho e promovendo melhores condições de atuação em situações de emergência. A Akuo Energy , empresa responsável pelo parque fotovoltaico da Margalha, também quis presentear os bombeiros e concedeu uma verba que permitiu a substituição de todas as janelas e portas do quartel, garantindo um maior conforto e outra eficiência energética. A comemoração do 78.º aniversário começou com uma romagem ao cemitério de Gavião para homenagear aqueles que serviram a corporação, passou por um momento junto do momento junto ao monumento que homanageia os nossos voluntários e terminou com a entrega de distinções na Incubadora de Empresas de Gavião. Aqui, discursaram o presidente da associação humanitária, José Pio, o comandante dos bombeiros, Fernando Delgado, e António Severino, presidente da Câmara Municipal de Gavião. Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, acompanhou todos os momentos. José Pio destacou o facto de a associação humanitária já contar com mais de 600 sócios e definiu como meta o milhar de associados num futuro próximo. Quanto a Fernando Delgado, revelou que os Bombeiros de Gavião foram a corporação do Alto Alentejo com maior participação na última onda de incêndios que varreu Portugal, estando em mais de cem cenários de combate aos fogos. António Severino, por seu lado, reafirmou o apoio da autarquia aos bombeiros .


