Medidas de Controlo da Pandemia a partir de 1 de dezembro
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 26 de novembro de 2021
Face à evolução da pandemia em Portugal, o Governo decidiu definir um conjunto de medidas preventivas que visam conter o crescimento da pandemia nas próximas semanas.
A partir do dia 1 de dezembro
, será declarado o Estado de Calamidade para todo o território nacional continental e serão adotadas as seguintes medidas:
Recomendações Gerais
:
- Testagem regular;
- Teletrabalho, sempre que as funções o permitam.
A apresentação do certificado digital será obrigatória no acesso a :
- Restaurantes;
- Estabelecimentos turísticos e alojamento local;
- Eventos com lugares marcados;
- Ginásios.
Exigência de teste negativo obrigatório (mesmo para as pessoas vacinadas) no acesso a :
- Visitas a lares;
- Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
- Grandes eventos sem lugares marcados (ou em recintos improvisados) e recintos - desportivos;
- Discotecas e bares.
Nas fronteiras :
- Teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal;
- Sanções fortemente agravadas para as companhias aéreas.
Para a semana de 2 a 9 de janeiro , que será de contenção dos contactos existentes na época festiva, serão adotadas regras específicas:
Teletrabalho obrigatório, sempre que as funções o permitam.
Recomeço das aulas a 10 de janeiro .
Encerramento de discotecas e bares .

No último dia de outubro de 2025, tomou posse o novo executivo da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, presidido por Germano Porfírio e composto também por Pedro Alves e Tulínia Chambel. No mesmo dia ocorreu a instalação da Assembleia de Freguesia, que continuará a ser liderada por Paulo Feijão. Os dois momentos ficaram também marcados pela presença do executivo da Câmara Municipal de Gavião e de vários fregueses que quiseram testemunhar os atos. No seu discurso que abre um novo mandato, Germano Porfírio garantiu que continuará a praticar uma política de proximidade com especial atenção às aldeias do território da União das Freguesias de Gavião e Atalaia.

Alguns dos gavionenses que combateram na guerra ultramarina voltaram a estar juntos para uma homenagem àqueles que já não estão cá mas que foram companheiros de armas em terras africanas. José António Gravelho , que combateu em Moçambique, falou em nome dos antigos combatentes junto ao monumento do jardim do largo da Misericórdia, onde também discursou o vice-presidente da autarquia, António Severino , que esteve acompanhado pelo presidente José Pio. O dia começou com uma homenagem no cemitério de Gavião e terminou com um almoço de convívio na Casa do Povo de Gavião.

A equipa de trabalho da União das Freguesias de Gavião e Atalaia esteve a concluir mais uma obra na aldeia do Cadafaz. Uma obra que desta vez beneficia a Associação Recreativa e Cultural do Cadafaz junto ao recinto onde é costume jogar a malha ou realizar festas populares. A união das freguesias concentrou a sua mão de obra no local durante alguns dias para concretizar a construção de um balcão, de uma cobertura e da pavimentação de um local que é uma mais valia para a população do Cadafaz. Agora só falta mesmo fazer a estreia desta nova estrutura.


