Feira dos Cereais de Gavião de 2025 chamou milhares de pessoas
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 29 de outubro de 2025

Como é da tradição, o terceiro domingo de outubro ficou marcado na vila de Gavião por mais uma Feira dos Cereais que se estendeu por quase todo o tecido urbano.
Milhares de pessoas não apenas do concelho de Gavião acorreram à feira para comprar não apenas cereais - que vão escassendo nas bancas - mas também fruta, doces tradicionais, leguminosas, utensílios domésticos, roupas e até alfaias agrícolas.
Foi um dia de grande animação e movimento na vila de Gavião, onde ficou demonstrada a vitalidade desta feira que é uma das mais importantes do Alto Alentejo.

As classes de hip hop da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Gavião proporcionaram um belo espetáculo no segundo dia do Mercado de Natal de Gavião. Sob a direção da professora Daniela Brito, as mais pequenas e as mais crescidas estiveram em palco (e não só) e mostraram que o hip hop veio para ficar em Gavião, afinal o concelho que é sede do maior festival do género em Portugal, o Beat Fest, na Ribeira da Venda. Parabéns e continuem assim!

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Gavião celebrou 78 anos e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia não quis deixar passa este momento sem entregar uma "prenda" a quem cumpre um serviço essencial à nossa comunidade. A União de Freguesias de Gavião e Atalaia procedeu à atribuição de um subsídio no valor de 5.500 euros aos Bombeiros Voluntários de Gavião, reforçando o seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população. Este apoio financeiro teve como principal objetivo a melhoria das condições operacionais do corpo de bombeiros, permitindo a aquisição de equipamentos essenciais para o desempenho eficaz das diversas missões que diariamente executam. Com o montante atribuído, foi possível adquirir um monitor de sinais vitais, uma maca de vácuo Ergo-MAT e três aparelhos de proteção respiratória, equipamentos fundamentais para a prestação de um socorro mais seguro, eficiente e adequado às exigências atuais. Este investimento contribui significativamente para o reforço da capacidade de resposta dos bombeiros, valorizando o seu trabalho e promovendo melhores condições de atuação em situações de emergência. A Akuo Energy , empresa responsável pelo parque fotovoltaico da Margalha, também quis presentear os bombeiros e concedeu uma verba que permitiu a substituição de todas as janelas e portas do quartel, garantindo um maior conforto e outra eficiência energética. A comemoração do 78.º aniversário começou com uma romagem ao cemitério de Gavião para homenagear aqueles que serviram a corporação, passou por um momento junto do momento junto ao monumento que homanageia os nossos voluntários e terminou com a entrega de distinções na Incubadora de Empresas de Gavião. Aqui, discursaram o presidente da associação humanitária, José Pio, o comandante dos bombeiros, Fernando Delgado, e António Severino, presidente da Câmara Municipal de Gavião. Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, acompanhou todos os momentos. José Pio destacou o facto de a associação humanitária já contar com mais de 600 sócios e definiu como meta o milhar de associados num futuro próximo. Quanto a Fernando Delgado, revelou que os Bombeiros de Gavião foram a corporação do Alto Alentejo com maior participação na última onda de incêndios que varreu Portugal, estando em mais de cem cenários de combate aos fogos. António Severino, por seu lado, reafirmou o apoio da autarquia aos bombeiros .

Por estar a decorrer o período eleitoral para as autárquicas, não demos aqui notícia da inauguração de uma importante obra na Degracia Cimeita: o Centro Interpretativo dos Percursos Pedestres e Centro BTT. A inauguração, que contou também com a presença de Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, teve um apoio de 300 mil euros do programa Valorizar do Turismo de Portugal e representou um investimento total de 472 mil euros. Uma obra que requalificou a antiga escola primária da Degracia, onde também funcionou uma fábrica de croissants hoje a laborar na zona industrial de Gavião. O espaço foi concebido pelo arquiteto Miguel Viseu Coelho e contempla um momento imersivo , onde se podem escutar os sons da natureza. O centro interpretativo também detalha graficamente os percursos pedestres do concelho de Gavião, percursos que contemplam as quatro freguesias. Vários antigos alunos estiveram presentes no momento da inauguração, dia 28 de setembro. Entre os quais Celeste , que mora ali ao lado e destacou o papel de Ramiro Leão na construção de uma escola que este não frequentou quando esteve quase a enveredar por uma vida de trabalho no campo, vindo a transformar-se num dos grandes comerciantes de Lisboa. O centro tem, aliás, um pequeno espaço dedicado ao processo de construção da antiga escola primária. Para além do Centro Interpretativo BTT, este investimento contemplo um Centro BTT, onde os praticantes desta modalidade que usam os nossos caminhos podem lavar e carregar bicicletas. O Centro Interpretativo dos Percursos Pedestres irá começar a funcionar em data a designar pela Câmara Municipal de Gavião.


