Eleições Legislativas 2024 - Desdobramento das Assembleias de Voto (União das Freguesias de Gavião e Atalaia)

• 31 jan., 2024
ANTÓNIO MANUEL GOMES SEVERINO, VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE GAVIÃO, faz público, nos termos e para os efeitos dos n.ºs 3 e 4 do artigo 40.º da Lei n.º 14/79, de 16 de maio, que a ASSEMBLEIA DE VOTO DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE GAVIÃO E ATALAIA, foi desdobrada em 3 secções de voto, que funcionarão nos seguintes locais:
  • SECÇÃO DE VOTO N.º 1 - CINETEATRO FRANCISCO VENTURA;
  • SECÇÃO DE VOTO N.º 2 - CINETEATRO FRANCISCO VENTURA;
  • SECÇÃO DE VOTO N.º 3 - ANTIGA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE ATALAIA;
Mais torna público, de acordo com o estabelecido no n.º 4 do mesmo dispositivo legal que, desta decisão pode ser interposto recurso, no prazo de dois dias, por iniciativa das juntas de freguesia ou de, pelo menos 10 eleitores inscritos no recenseamento eleitoral de cada freguesia, para a secção da instância local do tribunal da comarca, competente em matéria cível, com jurisdição na área do município.

Gavião, 31 de janeiro de 2024
O Vice-Presidente da Câmara Municipal
(António Manuel Gomes Severino)
Consulte o Edital publicado no site oficial do Município de Gavião.

Mais informações no site oficial da Comissão Nacional de Eleições
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 26 abr., 2024
O presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia participou hoje em mais uma Assembleia Municipal de Gavião (presidida por Paulo Pires) e começou por elogiar o programa da Câmara Municipal para as comemorações dos 50 anos de Abril . “Este momento merecia o que foi feito”, referiu.

O presidente da nossa UF enalteceu a saúde financeira da Câmara Municipal de Gavião e destacou dois factos: o aumento dos ativos face à diminuição do passivo e o rácio do serviço da dívida.

Para os eleitos da Assembleia Municipal ficou também o convite para a cerimónia de entrega de bolsas de estudos a estudantes universitários, iniciativa da União das Freguesias de Gavião e Atalaia já marcada para 25 de maio, às 17 horas, na eco laguna de Gavião.

O presidente da União das União das Freguesias de Gavião e Atalaia quis saber também como estava a situação dos médicos para o nosso concelho e José Pio esclareceu que a partir de 1 de maio a USL passará a contar com uma médica permanente, havendo a forte possibilidade de contratar mais uma médica.

Germano Porfirio manifestou também o seu pesar pelo falecimento ontem da irmã da presidente da Junta de Freguesia de Belver, Arminda Marcelino, de 67 anos de idade.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 abr., 2024
No dia em que se comemoraram os 50 anos de Abril , o município de Gavião inaugurou uma nova praça: a Praça 50 de abril, junto ao pavilhão municipal.

No local já existia um bloco de granito que assinalava a data da revolução mas este foi trabalhado pela escultura Cristina Maria , artista natural da Batalha que já assinou a escultura 'Sopro do Alentejo' (na Casa das Artes de Gavião). Na obra destaca-se um poema de Sophia de Mello Breyner.

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Jaime Estorninho e João Galinha Barreto , antigos presidentes da Câmara Municipal de Gavião, foram convidados por José Pio para descerrar a escultura que se encontrava coberta pelas bandeiras de Portugal e da vila de Gavião.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 abr., 2024
A Liberdade veio para a rua ao som de Grândola Vila Morena , canção tocada pela Banda Juvenil de Gavião , através das crianças e jovens das escolas de Gavião. É assim que o mundo pula e avança, com a memória da Revolução de Abril  bem viva em quem não viveu esse dia inteiro e limpo.

Os jovens que participaram não apenas no desfile, mas também no Laço Humano promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gavião, souberam cumprir Abril, levando lágrimas aos olhos a quem os viu passar ao som da banda.

Um dia (24 de abril) que teve outros momentos de animação e que terminou à meia-noite com o lançamento de morteiros que assinalaram o início do Dia da Liberdade.