Dia de Todos os Santos e Dia de Finados
União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 26 de outubro de 2020
Considerando a situação de pandemia motivada pelo vírus SARS COV2 – COVID19 bem como a tradição, associada ao Dia de Todos os Santos e Dia de Finados, que suscita uma maior afluência aos cemitérios, informamos que no período compreendido entre o dia 28 de outubro (quarta) e 2 de novembro (segunda-feira) o Cemitério da Atalaia e Degracia estará aberto no horário habitual.
As regras de acesso e permanência no cemitério serão as seguintes:
- É obrigatório o uso de máscara, no interior do cemitério;
- É obrigatória a desinfeção das mãos com álcool-gel à entrada e à saída do cemitério;
- Só poderão permanecer 2 (duas) pessoas junto de cada campa;
- Cada pessoa pode permanecer no interior do cemitério, por um período máximo de 45 minutos, tempo necessário para proceder ao culto, limpeza e asseio das campas;
- Não é permitida a partilha de material para limpeza e asseio das campas (baldes, escovas, pás, vassouras, tesouras, etc)
- Todas as pessoas deverão cumprir as medidas de distanciamento social (2 metros de afastamento), higiene das mãos e etiqueta respiratória em todas as circunstâncias;
- São proibidos os ajuntamentos no interior e no exterior do cemitério, nos termos das orientações da Direção Geral de Saúde.
Salientamos que as medidas definidas poderão ser alteradas, em função da evolução da situação epidemiológica.
O
Presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia
Germano Porfírio

No último dia de outubro de 2025, tomou posse o novo executivo da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, presidido por Germano Porfírio e composto também por Pedro Alves e Tulínia Chambel. No mesmo dia ocorreu a instalação da Assembleia de Freguesia, que continuará a ser liderada por Paulo Feijão. Os dois momentos ficaram também marcados pela presença do executivo da Câmara Municipal de Gavião e de vários fregueses que quiseram testemunhar os atos. No seu discurso que abre um novo mandato, Germano Porfírio garantiu que continuará a praticar uma política de proximidade com especial atenção às aldeias do território da União das Freguesias de Gavião e Atalaia.

Alguns dos gavionenses que combateram na guerra ultramarina voltaram a estar juntos para uma homenagem àqueles que já não estão cá mas que foram companheiros de armas em terras africanas. José António Gravelho , que combateu em Moçambique, falou em nome dos antigos combatentes junto ao monumento do jardim do largo da Misericórdia, onde também discursou o vice-presidente da autarquia, António Severino , que esteve acompanhado pelo presidente José Pio. O dia começou com uma homenagem no cemitério de Gavião e terminou com um almoço de convívio na Casa do Povo de Gavião.

A equipa de trabalho da União das Freguesias de Gavião e Atalaia esteve a concluir mais uma obra na aldeia do Cadafaz. Uma obra que desta vez beneficia a Associação Recreativa e Cultural do Cadafaz junto ao recinto onde é costume jogar a malha ou realizar festas populares. A união das freguesias concentrou a sua mão de obra no local durante alguns dias para concretizar a construção de um balcão, de uma cobertura e da pavimentação de um local que é uma mais valia para a população do Cadafaz. Agora só falta mesmo fazer a estreia desta nova estrutura.


