Brigada Mecanizada do Exército Português assinalou 47.º aniversário em Gavião

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 16 de abril de 2025

A Brigada Mecanizada do Exército Português escolheu a vila de Gavião para assinalar o seu 47.º aniversário , com uma série de iniciativas que durante quatro dias animaram a população e contribuíram para um melhor conhecimento do equipamento e da missão da BrigMec.

Estacionada no campo militar de Santa Margarida , a BrigMec é comandada pelo Brigadeiro-General Afonso Calmeiro ( natural de Freixial do Campo, Castelo Branco ) e tem por missão principal garantir que num teatro de operações se assegura o empenhamento sustentado de uma força de escalão Brigada, orientada prioritariamente para situações que requeiram meios pesados.

O primeiro dia da exposição estática foi dedicada aos mais jovens da população escolar e foi extraordinária a forma como as crianças gavionenses foram recebidas pelos nossos militares, tendo a possibilidade de conhecer, por exemplo, os carros de combate. Também lhes foi proporcionada uma experiência numa parede de escalada.

O carro de combate Leopard foi a estrela da exposição estática no Jardim do Cruzeiro, onde estiveram também expostos lança-mísseis, equipamento de transmissões e armamento portátil das forças da BrigMec. Mas também foi mostrado o trabalho que é feito na grande extensão do campo militar nas culturas do mel e da azeitona , de que resulta uma produção considerável e de qualidade.

Para além da exposição estática, a BrigMec proporcionou um espetáculo equestre levado a cabo pela Reprise do Exército e ainda um outro espetáculo da Orquestra Ligeira do Exército que lotou o Cine Teatro Francisco Ventura. A equipa cinotécnica também se deslocou a Gavião, para demonstrações que decorreram no ringue desportivo.

Do programa constrou também uma conferência a apresentação na Incubadora de Empresas de Gavião da revista "Atoleiros" e uma conferência do Tenente-Coronel de Infantaria Carlos Dias Afonso subordinada ao tema "O território de Gavião: da Ordem do Hospital à Mística Militar da Brigada Mecanizada".

Para assinalar estes momentos, no jardim da Casa das Artes foi colocada uma peça artística que sublinha este momento da Brigada Mecanizada vivido na vila de Gavião.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
Três dezenas de naturais ou residentes no concelho de Gavião nascidos no ano de 1962 voltaram a reunir-se para um convívio que também contou com alguns dos cônjuges dos "aniversariantes". O convívio decorreu no restaurante 'Cadafaz' , do Gavião Nature Village, no passado dia 5 de julho. Foi um momento de franca confraternização que serviu de novo para reforçar amizadas e para estabelecer também novas relações entre estes "jovens" que no ano em curso já completaram 63 anos ou vão em breve festejar esta marca. No ano de 1962, foram registados em Gavião 159 bebés (em 2019, por exemplo, nasceram apenas dez).
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia recebeu da Câmara Municipal de Gavião um rádio de comunicações, para funcionar em caso de ausência de comunicações telefónicas, como aconteceu no último apagão. O equipamento SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança - reforça a segurança concelhia, dotando não apenas a União das Freguesias de Gavião e Atalaia de um novo recurso mas também a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e a Associação de Caçadores e Pescadores de Comenda. Esta entrega surge no seguimento do protocolo estabelecido em 2022, um protocolo que passou pela entrega de kits de 1ª Intervenção de combate a incêndios, culminando agora com a entrega dos equipamentos de comunicações. Esta iniciativa visa, segundo a autarquia, "reforçar a capacidade de resposta em emergências e garantir comunicações eficazes entre os diversos agentes de proteção civil" Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, recebeu o equipamento das mãos de António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 1 de julho de 2025
Símbolo da Degracia, a Capela de S. Pedro reabriu ao culto no passado dia 29 de junho, dia do santo padroeiro desta pequeno mas muito bonito templo, tão importante para as gentes das Degracias. O momento foi assinalado com uma missa e uma celebração festiva no exterior da capela que juntou não apenas residentes nas Degracias. O padre Cristiano Pedro estava naturalmente feliz [ver vídeo] e destacou o facto de tudo isto só ter sido possível graças a um grupo de benfeitores, entre os quais a Câmara Municipal de Gavião e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia. O pároco de Gavião e Atalaia sublinhou também a importância dos contributos das famílias de João Chambel e Raposo. Numa tarde de trovoada e alguma chuva, a celebração religiosa foi emocionante e a festa [ver vídeo] que se seguiu, com o presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia também nos assadores, ficará certamente na memórias das gentes da Degracia.
Show More