Administração da Saúde do Alto Alentejo esteve em Gavião a esclarecer modelo de teleconsultas

A administração da Unidade de Saúde Local do Alto Alentejo
esteve em Gavião, na Incubadora de Empresas, para uma sessão de esclarecimento sobre o atendimento por teleconsulta que já está a funcionar no nosso concelho.
Germano Porfírio
, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, foi um dos autarcas presentes, para além do presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, do vice presidente António Severino, do presidente da junta de freguesia de Margem, Jorge Peixeiro, e de vários elementos do centro de saúde de Gavião.
Pela parte da USLAA falaram Miguel Lopes, da administração, e Mafalda Barrigas, diretora clínica. Que começaram por agradecer a disponibilidade da Câmara Municipal e das juntas de freguesia para a operacionalização deste novo modelo de atendimento aos utentes do SNS inscritos em Gavião, um total de 3.174, sendo 1.707 mulheres e 1.467 homens. Numa análise à pirâmide etária destes utentes, verifica-se que 66% são idosos e apenas 14% jovens, sendo o maior grupo o do intervalo entre os 60 e os 64 anos. De destacar que no concelho há quatro mulheres já com mais de 100 anos
.
"Esta não é a situação ideal mas julgamos que pode resolver o problema que se sentia em Gavião, onde o município tem dado todas as condições para a fixação de médicos mas tem sido confrontado com o facto de estes se moverem por outros interesses, não estando aqui propriamente para servir a comunidade mas para se servirem da comunidade", salientou Miguel Lopes.
Os médicos destacados para Gavião para consultas de telemedicina geral e familiar são três: Ângela Amorim, Joana Oliveira (extensão de Vale de Gaviões) e Adriano Mota (extensão da Comenda), estando assegurado que será sempre o mesmo médico a acompanhar o utente. Com este com a possibilidade de ser acompanhado por um profissional de enfermagem durante a consulta.
Em Belver, o doutor José Cabaço continuará a assegurar consultas presenciais. "Tem sido a nossa salvação pois mantém o amor à camisola", referem os responsáveis da USLAA.
A USLAA revelou também que neste mês de maio começará a funcionar no centro de saúde de Gavião a consulta infanto-juvenil, obviamente presencial, com a doutora Solange. As teleconsultas já arrancaram em Gavião e na Comenda e em Vale de Gaviões começam dia 19 de maio.
José Pio lamentou que as duvas vagas para médicos permanentes em Gavião não tenham sido preenchidas e que o concelho já não seja prioritário na contratação de médicos, com essas vagas prioritárias a transitarem para unidades de saúde locais da área de Lisboa e Vale do Tejo. O presidente da Câmara continua a entender que este modelo de teleconsulta não é o ideal mas mostrou-se totalmente comprometido a apoiá-lo.



