A Casa da Torre de Gavião é um dos ícones da nossa vila

Esta casa, na rua dr. Anselmo Patrício, perto dos largos do Pelourinho e do Município, é uma das "imagens de marca" da histórica vila de Gavião.
No seu piso térreo funcionou a loja de fazendas da família de João de Matos Lucas
, conforme informou José Mocinho da Silva. João Lucas teve três filhos: o Zé Lucas, a Bia e a Fernandinha.
João Ratinho, na nossa página no facebook, acrescentou importantes informações:
"Esta casa foi mandada construir na primeira década do século XX por um tio-bisavô [Mateus de Matos Valério, presidente da Câmara Municipal de Gavião de 11 de novembro de 1920 a 2 de janeiro de 1923]], que foi um dos fundadores da União Comercial do Porto
. Como era um grande republicano, hasteava a bandeira portuguesa em determinados dias, num mastro que existia na torre. Anos mais tarde, a casa passou a pertencer a um sobrinho, nosso avô, de nome João de Matos Lucas. Como na altura a torre era o ponto mais alto da vila, os serviços cadastrais pediram autorização para lá colocarem o marco geodésico, o que foi consentido. Para além da nossa mãe, tios e avós viveu na casa o médico José Ratinho (tio-avô).A Casa da Torre está ligada, pelo portão, à casa do lado. O 2.º andar era um amplo salão com paredes muito bonitas (toque exótico pela policromia) onde se realizaram vários bailes ao som de grafonola. Anos mais tarde, o salão foi dividido em vários compartimentos, acrescentando nas traseiras uma sala de jantar e uma cozinha."


