A Casa da Torre de Gavião é um dos ícones da nossa vila

União das Freguesias de Gavião e Atalaia • 15 de julho de 2024

Esta casa, na rua dr. Anselmo Patrício, perto dos largos do Pelourinho e do Município, é uma das "imagens de marca" da histórica vila de Gavião.

No seu piso térreo funcionou a loja de fazendas da família de João de Matos Lucas , conforme informou José Mocinho da Silva. João Lucas teve três filhos: o Zé Lucas, a Bia e a Fernandinha.

João Ratinho, na nossa página no facebook, acrescentou importantes informações:

"Esta casa foi mandada construir na primeira década do século XX por um tio-bisavô [Mateus de Matos Valério, presidente da Câmara Municipal de Gavião de 11 de novembro de 1920 a 2 de janeiro de 1923]], que foi um dos fundadores da União Comercial do Porto . Como era um grande republicano, hasteava a bandeira portuguesa em determinados dias, num mastro que existia na torre. Anos mais tarde, a casa passou a pertencer a um sobrinho, nosso avô, de nome João de Matos Lucas. Como na altura a torre era o ponto mais alto da vila, os serviços cadastrais pediram autorização para lá colocarem o marco geodésico, o que foi consentido. Para além da nossa mãe, tios e avós viveu na casa o médico José Ratinho (tio-avô).A Casa da Torre está ligada, pelo portão, à casa do lado. O 2.º andar era um amplo salão com paredes muito bonitas (toque exótico pela policromia) onde se realizaram vários bailes ao som de grafonola. Anos mais tarde, o salão foi dividido em vários compartimentos, acrescentando nas traseiras uma sala de jantar e uma cozinha."



Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
Três dezenas de naturais ou residentes no concelho de Gavião nascidos no ano de 1962 voltaram a reunir-se para um convívio que também contou com alguns dos cônjuges dos "aniversariantes". O convívio decorreu no restaurante 'Cadafaz' , do Gavião Nature Village, no passado dia 5 de julho. Foi um momento de franca confraternização que serviu de novo para reforçar amizadas e para estabelecer também novas relações entre estes "jovens" que no ano em curso já completaram 63 anos ou vão em breve festejar esta marca. No ano de 1962, foram registados em Gavião 159 bebés (em 2019, por exemplo, nasceram apenas dez).
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 11 de julho de 2025
A União das Freguesias de Gavião e Atalaia recebeu da Câmara Municipal de Gavião um rádio de comunicações, para funcionar em caso de ausência de comunicações telefónicas, como aconteceu no último apagão. O equipamento SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança - reforça a segurança concelhia, dotando não apenas a União das Freguesias de Gavião e Atalaia de um novo recurso mas também a Associação de Caça e Pesca da Freguesia de Gavião e a Associação de Caçadores e Pescadores de Comenda. Esta entrega surge no seguimento do protocolo estabelecido em 2022, um protocolo que passou pela entrega de kits de 1ª Intervenção de combate a incêndios, culminando agora com a entrega dos equipamentos de comunicações. Esta iniciativa visa, segundo a autarquia, "reforçar a capacidade de resposta em emergências e garantir comunicações eficazes entre os diversos agentes de proteção civil" Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, recebeu o equipamento das mãos de António Severino, vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 1 de julho de 2025
Símbolo da Degracia, a Capela de S. Pedro reabriu ao culto no passado dia 29 de junho, dia do santo padroeiro desta pequeno mas muito bonito templo, tão importante para as gentes das Degracias. O momento foi assinalado com uma missa e uma celebração festiva no exterior da capela que juntou não apenas residentes nas Degracias. O padre Cristiano Pedro estava naturalmente feliz [ver vídeo] e destacou o facto de tudo isto só ter sido possível graças a um grupo de benfeitores, entre os quais a Câmara Municipal de Gavião e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia. O pároco de Gavião e Atalaia sublinhou também a importância dos contributos das famílias de João Chambel e Raposo. Numa tarde de trovoada e alguma chuva, a celebração religiosa foi emocionante e a festa [ver vídeo] que se seguiu, com o presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia também nos assadores, ficará certamente na memórias das gentes da Degracia.
Show More