Parque Fluvial da Quinta do Alamal: joia de Gavião

  • Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia
  • 19 abr., 2024

Desfrutado desde 2020

Concluído em 2002, por iniciativa da Câmara Municipal de Gavião, o Parque Fluvial da Quinta do Alamal teve origem na quinta com o mesmo nome que se encontra num vale muito encaixado junto ao espelho de água do rio Tejo.

O projeto desenvolvido numa área de 3,8 hectares, com a assinatura de João Nunes e Carlos Ribas, define-se pela existência das estruturas anteriores que ditaram o desenho da proposta.

A zona de recreio da quinta, com uma mata de amieiros de grande porte, manteve a sua função, mas os terraços de citrinos e amendoeiras foram reconvertidos em zonas de acampamento e de eventual estadia. A área confinante com a albufeira foi transformada em praia fluvial, sendo que o troço final da ribeira foi aproveitado, através de açudes, para uma piscina natural.

Ex libris da União das Freguesias de Gavião e Atalaia, o Alamal é um lugar de excelência e de grande capacidade de atração turística, para além de continuar a ser um espaço desfrutável por todos os gavionenses.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 03 mai., 2024
O presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia , acompanhado pelo coordenador Alexandre Chambel, todas as semanas acompanha o trabalho da equipa da UF que trata da limpeza dos inúmeros caminhos vicinais deste território.

Numa pausa dos trabalhos no caminho da Quinta da Côca , Germano Porfírio posou ao lado do Marco, do Crespo e do Fernando Martins, os homens que manejam as roçadeiras e os outros instrumentos necessários para a limpeza dos caminhos sobretudo depois de períodos de grande precipitação.

Este é um trabalho que nunca acaba mas que não pode parar, de forma a que os caminhos da UF estejam limpos e transitáveis.

Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 01 mai., 2024
Nada como ter um presidente que põe "a mão na massa", nesta caso a preparar fruta para a festa da 'Matança do Porco' que se realizou neste dia 1.º de Maio na Atalaia.

O presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia , Germano Porfírio, não quis faltar ao início da festa, bem assim como o vice-presidente da Câmara Municipal de Gavião , António Severino.

O Clube Atlético e Recreativo da Atalaia , fundado em 1985, continua a mostrar o seu dinamismo e hoje reuniu dezenas de sócios e amigos à volta da mesa, com o tradicional porco e também outras iguarias.

A Atalaia mais uma vez a dar uma resposta positiva a uma iniciativa do seu clube, verdadeiro agregador social desta aldeia da União das Freguesias de Gavião e Atalaia.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 30 abr., 2024
Gavião encerrou as comemorações dos 50 anos de Abril com um concerto que decorreu no Cine Teatro Francisco Ventura , no passado dia 28 de Abril.

O concerto reuniu a Banda Juvenil de Gavião , o Orfeão da Comenda Estrela da Planície e o Grupo de Cantares das Terras de Guidintesta . Com uma plateia preenchida, o concerto revelou-se um momento histórico através das interpretações conjuntas dos grupos que subiram ao palco.

A Banda Juvenil de Gavião, dirigida por Paulo Pires, começou o concerto com a interpretação da marcha que o Movimento das Forças Armadas adotou em 1974. 

O Grupo de Cantares de Terras de Guidintesta, com sede em Belver e também dirigido por Paulo Pires, interpretou  alguns dos seus temas com a Banda Juvenil de Gavião e o mesmo aconteceu com o Orfeão da Comenda.

O concerto terminou com os três grupos a interpretaram o tema de Zeca Afonso 'Grândola Vila Morena'.

Germano Porfírio , presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia , esteve presente ao lado do presidente da autarquia, José Pio . Ao concerto assistiu também Jaime Estorninho , antigo presidente da Câmara Municipal de Gavião.



Show More
Share by: