Uma Santa e feliz Páscoa

• 29 mar., 2024

Sede da junta reabre dia 2 de abril

Nesta época tão especial do ponto de vista religioso e também de agregação familiar, a União das Freguesias de Gavião e Atalaia deseja a todos uma Santa e Feliz Páscoa, com votos de muita harmonia e saúde.

A sede da união de freguesias só voltará a abrir dia 2 de abril, no horário normal.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 26 abr., 2024
O presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia participou hoje em mais uma Assembleia Municipal de Gavião (presidida por Paulo Pires) e começou por elogiar o programa da Câmara Municipal para as comemorações dos 50 anos de Abril . “Este momento merecia o que foi feito”, referiu.

O presidente da nossa UF enalteceu a saúde financeira da Câmara Municipal de Gavião e destacou dois factos: o aumento dos ativos face à diminuição do passivo e o rácio do serviço da dívida.

Para os eleitos da Assembleia Municipal ficou também o convite para a cerimónia de entrega de bolsas de estudos a estudantes universitários, iniciativa da União das Freguesias de Gavião e Atalaia já marcada para 25 de maio, às 17 horas, na eco laguna de Gavião.

O presidente da União das União das Freguesias de Gavião e Atalaia quis saber também como estava a situação dos médicos para o nosso concelho e José Pio esclareceu que a partir de 1 de maio a USL passará a contar com uma médica permanente, havendo a forte possibilidade de contratar mais uma médica.

Germano Porfirio manifestou também o seu pesar pelo falecimento ontem da irmã da presidente da Junta de Freguesia de Belver, Arminda Marcelino, de 67 anos de idade.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 abr., 2024
No dia em que se comemoraram os 50 anos de Abril , o município de Gavião inaugurou uma nova praça: a Praça 50 de abril, junto ao pavilhão municipal.

No local já existia um bloco de granito que assinalava a data da revolução mas este foi trabalhado pela escultura Cristina Maria , artista natural da Batalha que já assinou a escultura 'Sopro do Alentejo' (na Casa das Artes de Gavião). Na obra destaca-se um poema de Sophia de Mello Breyner.

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Jaime Estorninho e João Galinha Barreto , antigos presidentes da Câmara Municipal de Gavião, foram convidados por José Pio para descerrar a escultura que se encontrava coberta pelas bandeiras de Portugal e da vila de Gavião.
Por União das Freguesias de Gavião e Atalaia 25 abr., 2024
A Liberdade veio para a rua ao som de Grândola Vila Morena , canção tocada pela Banda Juvenil de Gavião , através das crianças e jovens das escolas de Gavião. É assim que o mundo pula e avança, com a memória da Revolução de Abril  bem viva em quem não viveu esse dia inteiro e limpo.

Os jovens que participaram não apenas no desfile, mas também no Laço Humano promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gavião, souberam cumprir Abril, levando lágrimas aos olhos a quem os viu passar ao som da banda.

Um dia (24 de abril) que teve outros momentos de animação e que terminou à meia-noite com o lançamento de morteiros que assinalaram o início do Dia da Liberdade.